Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1048
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O início sem fim: ser professora de balé a partir de desvios formativos
Título(s) alternativo(s): The endless beginning: being a ballet teacher from formative deviations
Autor(es): Leite, Thais de Souza Nascimento
Primeiro Orientador: Ribeiro, Luciana Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Luciana Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Giovana Consorte de
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Davidson
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar e problematizar os conhecimentos necessários para ensinar balé para iniciantes, cruzando-os com a minha formação em licenciatura em dança, através da (re)construção de fragmentos de minha história de vida, sob a perspectiva da pesquisa narrativa. A pergunta que me instiga é: Quais os desafios e enfrentamentos em ocupar o lugar de professora de balé para iniciantes, a partir de desvios formativos? Pretendo abordar o quanto a proposta curricular de uma Licenciatura em Dança pode ser um diferenciador na prática pedagógica do docente em dança. Problematizo os conhecimentos tradicionais do ensino do balé em contraponto com a minha experiência formativa vivida na Licenciatura em Dança do IFG. Nesse sentido, pretendo: a) analisar possíveis questões, relações que a formação superior em Dança pode fornecer para a formação e para o ensino do balé, tendo a Licenciatura em Dança do IFG como eixo articulador; b) apresentar, analisar e contextualizar o conhecimento e concepções de Arte, de Dança e, em especifico, o conhecimento e concepções do Balé a partir dos confrontos vividos como professora de balé; c) levantar possibilidades de ensinar a estética do balé para iniciantes.
Palavras-chave: trajetória docente em dança
conhecimento em dança
conhecimento em balé
desvios formativos
ensino do balé
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: LEITE, Thais de Souza Nascimento. O início sem fim: ser professora de balé a partir de desvios formativos. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1048
Data do documento: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thais de Souza Nascimento Leite.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.