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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito teórico da função do 1º grau
Título(s) alternativo(s): Contributions of the theory of developmental teaching to the formation of the theoretical concept of the 1st grade function
Autor(es): Inomata, Kenny Henrique Ferraz
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, André Luíz Araújo
Resumo: Nesta pesquisa, procuramos responder à pergunta: “Quais as contribuições de um experimento didático-formativo, na perspectiva davydoviana, para formação do conceito de função do primeiro grau?” De cunho qualitativo, fundamentamo-nos na teoria histórico-cultural, sendo Vygotsky e Davydov os mais influentes na constituição da base teórica utilizada, sobre a qual elegemos como categorias de análise: o conhecimento empírico, o conhecimento teórico e a mediação pedagógica. A metodologia está constituída do planejamento e da execução de um experimento didático-formativo, estruturado nas seis ações que Davydov propõe para realizar o movimento do abstrato o concreto, considerado o método ideal para apropriação dos conceitos científicos pelos estudantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma escola pública da cidade de Rio Verde no estado de Goiás, que cursavam o nono ano do ensino fundamental II, escolhida por ser a instituição na qual o pesquisador atua. Para realizar o experimento, foram planejadas oito aulas, nas quais procuramos estabelecer um ambiente investigativo que favorecesse a apropriação, pelos alunos, do conceito de função de 1º grau. Foram propostos problemas investigativos na intenção de que o aluno, com a mediação do pesquisador, pelo compartilhamento e troca de experiências com colegas mais experientes, conseguisse perceber a relação nuclear e modelar sua relação geral, utilizando a correlação entre os conceitos da álgebra e geometria, além das manifestações linguísticas, além de manifestações linguísticas. As atividades foram gravadas para analisar a experiência desenvolvida pelos sujeitos da pesquisa. A análise foi realizada à luz da teoria desenvolvimental, segundo as categorias elegidas. Como resultado, observaram-se elementos importantes da formação de conceitos do conteúdo abordado, com muitos alunos conseguindo se apropriar do modelo de função do primeiro grau. A maioria dos alunos permaneceram no nível empírico do conceito, considerando-se que uma significativa parcela dos estudantes indicou evidente apropriação dos saberes esperados com o experimento didático- formativo. A ausência de alguns alunos nas aulas foi um fator negativo na construção do conceito. Com relação à mediação realizada pelo pesquisador, essa gerou um desafio importante, uma vez que ele realizou, pela primeira vez, uma mediação nos moldes estabelecidos. Pudemos observar maior empenho do professor em relação ao trabalho com esse experimento didático-formativo, posto que o engajamento dos estudantes se mostrou mais nítida, as participações foram bem marcantes, e o ritmo da aula não se mostrou tedioso, dado que as perguntas feitas, as participações dos alunos em sua grande maioria indicaram que as ações foram desenvolvidas bem. Consideramos apropriadas novas investigações no sentido de superar as dificuldades encontradas, levando em consideração aspectos globais, para compreender suas influências na escola. Portanto, espera-se contribuir para o debate acadêmico sobre o ensino-aprendizagem que carece de políticas públicas adequadas que coloquem a escola como local para apropriação dos conceitos científicos.
Abstract: In this research, we seek to answer the question: "What are the contributions of a didactic-formative experiment, from the davydovian perspective, to the formation of the concept of function of the first degree?" Qualitative in nature, we are based on historical-cultural theory, with Vygotsky and Davydov being the most influential in the constitution of the theoretical basis used, on which we chose as categories of analysis: empirical knowledge, theoretical knowledge and pedagogical mediation. The methodology consists of the planning and execution of a didactic-formative experiment, structured in the six actions that Davydov proposes to carry out the movement from the abstract to the concrete, considered the ideal method for the appropriation of scientific concepts by students. The research subjects were students from a public school in the city of Rio Verde in the state of Goiás, who were in the ninth grade of elementary school II, chosen because it is the institution in which the researcher works. In order to carry out the experiment, eight classes were planned, in which we tried to establish an investigative environment that favored the appropriation, by the students, of the concept of the function of 1st degree. Investigative problems have been proposed with the intention that the student, through the mediation of the researcher, by sharing and exchanging experiences with more experienced colleagues, would be able to perceive the nuclear relationship and model their general relationship, using the correlation between the concepts of algebra and geometry, in addition to linguistic manifestations, in addition to linguistic manifestations. The activities were recorded to analyze the experience developed by the research subjects. The analysis was carried out in the light of the developmental theory, according to the chosen categories. As a result, important elements of the formation of concepts of the approached content were observed, with many students being able to appropriate the model of function of the first degree. Most students remained at the empirical level of the concept, considering that a significant portion of the students indicated an evident appropriation of the expected knowledge with the didactic-formative experiment. The absence of some students in classes was a negative factor in the construction of the concept. With regard to the mediation carried out by the researcher, this generated an important challenge, since he carried out, for the first time, a mediation along the established lines. We were able to observe a greater commitment of the teacher in relation to the work with this didactic-formative experiment, since the engagement of the students was clearer, the participations were very striking, and the pace of the class was not tedious, given that the questions asked, the majority of students' participation indicated that the actions were developed well. We consider new investigations to be appropriate in order to overcome the difficulties encountered, taking into account global aspects, in order to understand their influences at school. Therefore, it is expected to contribute to the academic debate on teaching-learning that lacks adequate public policies that place the school as a place for the appropriation of scientific concepts.
Palavras-chave: Função de primeiro grau
First degree function
Ensino desenvolvimental
Developmental teaching
Experimento didático-formativo
Formative didactic experiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: INOMATA, K. H. F. Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito teórico da função do 1º grau. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/987
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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