Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/986
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Scratch e Ciências: Desenvolvendo o Pensamento Computacional utilizando atividades problematizadoras de Ciências |
Título(s) alternativo(s): | Scratch and Science: Developing Computational Thinking using Science Problem-solving activities |
Autor(es): | Campos, Fabricio Vieira Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Junior, Aladir Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
Resumo: | O Pensamento Computacional é o princípio norteador de todas as atividades. Assim, durante o desenvolvimento das atividades, espera-se que o aluno desenvolva o que vem sendo chamado de os Pilares do Pensamento Computacional, que são: Reconhecimento de padrões, Algoritmos, Decomposição e Abstração. No entanto, as atividades propostas também buscam desenvolver no estudante a autonomia e a criatividade ao permitir que ele busque decidir sobre os temas das atividades e que desenvolva seus próprios projetos. Para o desenvolvimento das atividades, utilizamos o software Scratch que permite, de forma quase intuitiva, programar ações em que o estudante (usuário) irá produzir projetos com códigos de programação na realização das solicitações planejadas pelo professor. |
Palavras-chave: | Autonomia Autonomy Criatividade Creativity Tecnologia na Educação Technology in Education Tecnologia Digital Digital Technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | CAMPOS, F. V.; SOUZA, P. H. Scratch e Ciências: Desenvolvendo o Pensamento Computacional utilizando atividades problematizadoras de Ciências. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/986 |
Data do documento: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Fabrício Vieira Campos.pdf | Produto vinculado à dissertação | 3,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.