Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/985
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento computacional: o uso do Scratch no ensino de Ciências
Título(s) alternativo(s): Computational thinking: the use of Scratch in science teaching
Autor(es): Campos, Fabricio Vieira
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Junior, Aladir Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee3: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Resumo: O Pensamento Computacional é relatado na literatura como um importante elemento para a alteração da visão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar, indicando um caminho para utilizar essas tecnologias, que vá além da criação de textos, utilização de planilhas eletrônicas e criação de apresentações, ou da utilização de outros softwares como simuladores. Nesta dissertação é descrita uma pesquisa executada nos meses de outubro a dezembro de 2019 com 34 estudantes do primeiro ano de ensino médio integrado ao técnico, com o objetivo de verificar a aprendizagem do Pensamento Computacional através de atividades problematizadoras com foco em Ciências. Esse objetivo foi traçado a partir da questão de pesquisa: Quais as contribuições de uma sequência didática baseada em atividades problematizadoras, vinculadas às disciplinas de Ciências, com o uso do software Scratch para o desenvolvimento do Pensamento Computacional? Para a criação dos projetos os estudantes utilizaram o Scratch, um Software para o desenvolvimento de programas que permite diversas possibilidades de atividades a serem elaboradas, como animações, histórias, jogos e simulações. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados os projetos desenvolvidos pelos estudantes, questionários e as anotações de campo do pesquisador. Na análise buscou-se identificar à presença dos pilares do Pensamento Computacional nos projetos, como: o Reconhecimento de Padrões, a Decomposição, o Algoritmo e a Abstração. Além disso, observou-se a criatividade e a autonomia dos estudantes e as habilidades em programação desenvolvidas por meio da avaliação automática feito pela plataforma Dr. Scratch. Por fim, concluímos que o Scratch, aliado com atividades problematizadoras de Ciências, pode estimular o desenvolvimento do Pensamento Computacional, da Autonomia e da Criatividade dos estudantes quando estejam desenvolvendo projetos com foco em Ciências. Identificamos, ainda, um potencial multidisciplinar de uso, quanto aos tipos de atividades desenvolvidas, e as disciplinas do curso técnico envolvidas na proposta. Associado à esta dissertação elaboramos um caderno de atividades, produto educacional, que descreve as etapas da pesquisa, e da sequência didática, para que seja aplicada e replicada por outros professores na educação formal e não- formal.
Abstract: The Computational Thinking is related in the literature as an important element for changing the vision of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the school environment, indicating a way to use these technologies, which goes beyond the creation of texts documents, the use of electronic spreadsheets and creating presentations, or using other software such as simulators. This dissertation describes a research carried out in the months of October to December 2019 with 34 students from the first year of high school integrated with the technician, with the objective of verifying the learning of Computational Thinking through problematizing activities with a focus on Sciences. This objective was traced from the research question: What are the contributions of a didactic sequence based on problematizing activities, linked to the disciplines of Sciences, with the use of Scratch software for the development of Computational Thinking? To create the projects, the students used Scratch, a software for the development of programs that allows several possibilities of activities to be elaborated, such as animations, stories, games and simulations. As instruments of data collection, the projects developed by the students, questionnaires and the researcher's field notes were used. The analysis sought to identify the presence of the pillars of Computational Thinking in the projects, such as: Pattern Recognition, Decomposition, Algorithm and Abstraction. In addition, students' creativity and autonomy and programming skills developed through automatic assessment by the Dr. Scratch platform were observed. Finally, we conclude that Scratch, combined with problematizing activities in Science, can stimulate the development of Computational Thinking, Autonomy and Creativity of students when they are developing projects with a focus on Science. We also identified a multidisciplinary potential for use, in terms of the types of activities developed, and the disciplines of the technical course involved in the proposal. Associated with this dissertation, we prepared an activity booklet, an educational product, which describes the stages of the research, and the didactic sequence, so that it can be applied and replicated by other teachers in formal and non-formal education.
Palavras-chave: Autonomia
Autonomy
Criatividade
Creativity
Tecnologia na educação
Technology in education
Tecnologia digital
Digital technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: CAMPOS, Fabrício Vieira. Pensamento Computacional: O uso do Scratch no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/985
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Fabrício Vieira Campos.pdfDissertação8,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.