Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/984
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Ensino de Matemática com jogos
Título(s) alternativo(s): Teaching Mathematics with Games
Autor(es): Costa, Luciana Alves da Silva
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Elivanete Alves de
Resumo: Apresentamos a vocês este produto educacional que traz a divulgação dos resultados de uma pesquisa, realizada no ano de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental II, turma do sexto ano de uma escola pública situada na zona urbana do município de Jataí, estado de Goiás. O estudo teve o objetivo de investigar quais são as contribuições de um experimento didático formativo sobre o conceito de sistemas de numeração, utilizando jogo estruturado. Acreditamos que os jogos estruturados, para o conceito de ensino- aprendizagem de Sistema de Numeração Decimal Universal da matemática básica, seja uma porta de entrada motivadora e impulsionadora para o ensino-aprendizagem de conceitos, contribuindo com o desenvolvimento cognitivo, efetivo e social do escolar. Desse modo, em nosso estudo, adotamos como forma de experiência educativa um experimento didático formativo, o qual estruturamos de acordo com as seis ações de aprendizagem de Davydov (1988): transformação dos dados da tarefa; objetivando identificar a relação geral do objeto de estudo; modelação da relação geral do objeto de estudo; transformação do modelo da relação geral do objeto de estudo, a fim de estudar as suas propriedades em forma pura; construção do sistema de tarefas particulares, que podem ser resolvidas por um procedimento geral; controle ou monitoramento das ações realizadas anteriormente; avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Histórico-cultural
Cultural-historical
Sistema de numeração
Numbering system
Formação de conceitos
Concept formation
Experimento didático formativo
Formative didactic experiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: COSTA, L. A. da S.; VAZ, D. A. F. Ensino de Matemática com jogos. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/984
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Luciana Alves da Sila Costa.pdfProduto vinculado à dissertação1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.