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Tipo: Dissertação
Título: A formação do pensamento teórico do conceito de adição de fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov
Título(s) alternativo(s): The formation of theoretical thinking on the concept of fraction addition: a teaching experiment based on Davydov's theory of developmental teaching
Autor(es): Lemes, Gabriela Silva
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Malaquias, Arianny Gracielly Baião
metadata.dc.contributor.referee3: Venturin, Jamur André
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições de um experimento de ensino elaborado para a formação do pensamento teórico do conceito de adição de fração. Para isso, foi planejado um experimento de ensino, de acordo com a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, que objetiva a formação do pensamento teórico pelo método de ascensão do abstrato ao concreto. Esse método visa o cumprimento de cinco ações, por parte dos alunos, para a formação do pensamento teórico: (1) Transformação dos dados da tarefa objetivando identificar a relação geral do objeto de estudo; (2) Modelação da relação geral do objeto de estudo; (3) Transformação do modelo da relação geral do objeto de estudo a fim de estudar as suas propriedades em forma pura; (4) Construção do sistema de tarefas particulares que podem ser resolvidas por um procedimento geral e (5) controle ou monitoramento das ações realizadas anteriormente. Em suma, os estudantes devem: identificar a relação geral do conceito de adição de fração com denominadores diferentes, que é a equivalência de frações; a partir da história das frações estabelecer um modelo gráfico, literal, que expressa essa relação e, por fim, resolver situações particulares utilizando o procedimento geral estabelecido anteriormente. O experimento de ensino, como método de intervenção, foi desenvolvido em uma turma de 6 º ano do ensino fundamental de um Colégio Estadual da região central de Goiânia, onde visou responder a seguinte questão investigativa: Que contribuições um experimento de ensino sobre o conceito de adição de fração à luz da Teoria do Ensino Desenvolvimental pode trazer para a formação do pensamento teórico dos estudantes? Para responder a essa questão foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: um roteiro de observação, registrado em diário de campo; um questionário misto aplicado aos alunos e, por fim, as tarefas de aprendizagem que compõem o experimento de ensino. Como forma de organização dos dados foram elencadas as seguintes categorias: formação de conceitos (pensamento teórico/pensamento empírico), zona de desenvolvimento proximal, comunicação compartilhada/interação, mediação e atividade de estudo. A análise dos dados se deu de forma qualitativa, sendo analisados de acordo com as particularidades das categorias elencadas na perspectiva da Teoria Histórico-cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental.
Abstract: This coursework aims to identify the contributions of a didactic formative experiment designed for the formation of the theoretical thought of the concept of fraction addition. For this, a formative didactic experiment was planned, according to Davydov's Theory of Developmental Teaching, which aims at the formation of theoretical thinking by the method of ascending from abstract to concrete. This method aims at the fulfillment of five actions, by the students, for the formation of theoretical thinking: (1) Transformation of the task data aiming to identify the general relationship of the object of study; (2) Modeling the general relationship of the object of study; (3) Transformation of the model of the general relation of the object of study in order to study its properties in pure form; (4) Construction of the system of particular tasks that can be solved by a general procedure and (5) Control or monitoring of the actions performed previously. In short, students must: identify the general relationship of the concept of adding fractions with different denominators, which is the equivalence of fractions; based on the history of fractions, establish a graphic, literal model that expresses this relationship and, finally, solve some particular situations using the general procedure previously established. The didactic training experiment, as an intervention method, was developed in a class of 6th grade of elementary school of a Public School in the central region of Goiânia, where it aimed to answer the following investigative question: What contributions did a didactic training experiment on the concept of addition of fraction in the light of the Developmental Teaching Theory can bring to the formation of students' theoretical thinking? To answer this question, the following data collection instruments were used: an observation script, recorded in a field diary; a mixed questionnaire applied to students and, finally, the learning tasks that make up the didactic training experiment. As a form of data organization, the following categories were listed: concept formation (theoretical thinking / empirical thinking), zone of proximal development, shared communication / interaction, mediation and study activity. The analysis of the data took place in a qualitative way, being analyzed according to the particularities of the categories listed in the perspective of the Historical- cultural Theory and the Theory of Developmental Teaching.
Palavras-chave: teoria histórico-cultural
historical-cultural theory
teoria do ensino desenvolvimental
theory of developmental education
adição de fração
fraction addition
experimento de ensino
formative didactic experiment
ensino de matemática
mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LEMES, G. S. A formação do pensamento teórico do conceito de adição de fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/981
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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