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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimentos históricos e biológicos para a compreensão do movimento antivacina na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Historical and biological knowledge for understanding the anti-vacin movement in youth and adult education
Autor(es): Silva, Rosimary Batista da
Primeiro Orientador: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones de Deus
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí, na linha de pesquisa Organização escolar, formação docente e educação para Ciências e Matemática, Sublinha de pesquisa: Políticas e gestão da educação e da sala de aula, teve como objetivo analisar a integração disciplinar na EJA a partir da perspectiva da escola unitária. Adotou-se como método o materialismo histórico-dialético e como metodologia a pesquisa do tipo intervenção pedagógica. O objeto da pesquisa foi a articulação de duas áreas do conhecimento para a compreensão de um episódio histórico por meio de uma intervenção pedagógica, que se intencionou pesquisar o seguinte problema: que contribuições a integração das disciplinas de História e Biologia pode oferecer à aprendizagem dos educandos da EJA no que se refere à temática imunização e movimento antivacina. Os instrumentos utilizados foram questionários fechados, semiestruturados e abertos. Como objetivos específicos têm-se: analisar a formação omnilateral na EJA na sociedade do capital; verificar como o conhecimento histórico e o conhecimento biológico sobre imunização contribuem para a compreensão do movimento antivacina; desenvolver uma sequência didática com vídeos de animação sobre temas relacionados à imunização e à Revolta da Vacina. A abordagem do conteúdo de Biologia, a partir da contextualização histórica, contribuiu para debates que envolveram questões históricas, culturais, éticas e políticas relacionadas à vacinação, como aqueles relativos ao retorno de doenças consideradas erradicadas. Os resultados indicaram a possibilidade de um ensino com integração disciplinar entre História e Biologia que caminhe na direção de uma formação omnilateral, pautada no conceito de escola unitária proposta por Gramsci. Entretanto concluímos que a efetivação dessa formação só ocorrerá fora da
Abstract: This research, developed in the Graduate Program in Education for Science and Mathematics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, Jataí Campus, in the research line School organization, teacher training and education for Science and Mathematics, Research subline : Policies and Management of Education and the Classroom, aimed to analyze the contribution of History and Biology in Youth and Adult Education (EJA) with regard to the understanding of the anti-vaccine movement. Based on the historical-dialectical materialism, the research of the pedagogical intervention type was adopted as a methodology. The instruments used were closed, semi-structured and open questionnaires. The specific objectives are: to verify the disciplinary integration in EJA from the perspective of the unitary school; analyze how historical knowledge and biological knowledge about immunization contribute to the understanding of the anti-vaccination movement; develop a didactic sequence with animation videos on topics related to immunization and the Vaccine Revolt. The approach of Biology content, from the historical context, contributed to debates that involved historical, cultural, ethical and political issues related to vaccination, such as those related to the return of diseases considered to be eradicated. The results indicated the possibility of teaching with disciplinary integration between History and Biology that moves towards an omnilateral education, based on the concept of unitary school proposed by Gramsci. However, we conclude that the realization of this formation will only occur outside the society of capital.
Palavras-chave: EJA
EJA
Movimento antivacina
Antivaccine movement
Escola unitária integração disciplinar
Unitarian school disciplinary integration
Fake news
Fake news
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: SILVA, R. B. da. Conhecimentos históricos e biológicos para a compreensão do movimento antivancina na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/979
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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