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Tipo: Dissertação
Título: Modelagem ambiental e transformações no meio urbano por influência de um corredor Bus Rapid Transit: o caso de Goiânia nos anos de 2013 e 2020
Título(s) alternativo(s): Environmental modeling and transformations in the urban environment by the influence of a Bus Rapid Transit corridor: the case of Goiânia in the years 2013 and 2020
Autor(es): Portis, Gabriela Tabias
Primeiro Orientador: Santos, Alex Mota dos
metadata.dc.contributor.referee1: Castilho, Denis
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Poliana de Sousa
metadata.dc.contributor.referee3: Cremon, Édipo Henrique
Resumo: As questões relativas aos transportes, sob a perspectiva dos impactos ambientais, sociais e econômicos, vêm sendo tratadas com destaque no meio científico. Isso ocorre, pois, os transportes influenciam o ambiente e a qualidade de vida, a exemplo das regiões metropolitanas, que possuem extensas áreas urbanizadas. Desse modo, o objetivo deste trabalho é, a partir da modelagem ambiental, analisar as transformações no meio urbano por influência de um Corredor Bus Rapid Transit (BRT), levando em consideração a dinâmica de alteração na cobertura do solo, a temperatura de superfície e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A dinâmica de alteração na cobertura do solo e análise da mudança espaço-temporal da temperatura foram analisadas através do processamento digital de imagens de sensoriamento remoto em ambientes de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Já a avaliação da pegada de carbono foi realizada através da adaptação do método híbrido DEFRA-ACV, que reúne pontos fortes das duas metodologias. Os resultados revelam a alteração da paisagem urbana influenciada pelo corredor de transportes, sendo as principais a intensificação de áreas cobertas por superfícies comerciais em alguns pontos e a remoção da vegetação ao longo do corredor. Tais alterações na cobertura do solo promoveram também alterações na Temperatura de Superfície da Terra (TST), com a intensificação de altas temperaturas em áreas onde houve o aumento de superfícies pavimentadas e comerciais, e redução da temperatura onde houve o aumento de vegetação. Os resultados para as emissões de GEE revelaram que o uso do BRT como meio de transporte produz uma pegada de carbono menor do que o uso do carro, sendo que o uso de biocombustíveis potencializa essa redução.
Abstract: Transport issues, from the perspective of environmental, social and economic impacts, have been treated with prominence in the scientific community. This occurs because transport influences the environment and the quality of life, as in the case of metropolitan regions, which have extensive urbanized areas. Thus, the objective of this work is, from the environmental modeling, to analyze the transformations in the urban environment by the influence of a Bus Rapid Transit (BRT) corridor, considering the dynamics of alteration in the land cover, the surface temperature, and Greenhouse Gas (GHG) emissions. The dynamics of changes in land cover and the analysis of spatiotemporal temperature changes were analyzed through the digital processing of remote sensing images in Geographic Information System (GIS) environments. The carbon footprint assessment was carried out by adapting the hybrid DEFRA-ACV method, which brings together the strengths of the two methodologies. The results reveal the change in the urban landscape influenced by the transport corridor, the main ones being the intensification of areas covered by commercial surfaces in some points and the removal of vegetation along the corridor. Such changes in land cover also promoted changes in the Earth's Surface Temperature (TST), with the intensification of high temperatures in areas where there was an increase in paved and commercial surfaces, and a reduction in temperature where there was an increase in vegetation. The results for GHG emissions revealed that the use of BRT as a means of transport produces a smaller carbon footprint than car use, and the use of biofuels enhances this reduction.
Palavras-chave: impacto ambiental dos transportes
environmental impact of transportation
BRT
BRT
mapeamento de cobertura do solo
mapping land cover
clima urbano
urban climate
pegada de carbono
carbon Footprint
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: PORTIS, G. T. Modelagem ambiental e transformações no meio urbano por influência de um corredor Bus Rapid Transit: o caso de Goiânia nos anos de 2013 e 2020. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/976
Data do documento: 22-Dez-2020
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