Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/971
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência didática ‘Meio ambiente: desenvolvendo valores e atitudes’
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence ‘Environment: developing values and attitudes’
Autor(es): Oliveira, Edivanilda Barbosa
Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Luiz Fernando Nunes
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
Resumo: A sequência didática (SD) ‘O meio ambiente: desenvolvendo valores e atitudes’ é o Produto Educacional apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás e compõe a dissertação Educação Ambiental: Valores e Atitudes Sociais na Preservação e Proteção da água. A produção foi elaborada a fim de proporcionar aos docentes que trabalham com Educação Ambiental um instrumento didático pedagógico prazeroso, que instigue o conhecimento empírico dos discentes, pois a mesma está composta por aulas que trabalham com as categorias, os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais com práticas que envolvem o uso das tecnologias, a iniciativa dos alunos, jogos com dinâmicas de grupo, a reflexão das ações ambientais individuais e coletivas e a oportunidade de se construir ações socioambientais ecologicamente corretas para o meio ambiente. Fundamentada na abordagem Ciência/Tecnologia e sociedade utilizou-se tanto do método expositivo quanto do manipulativo. A pesquisa ocorreu no Centro de Ensino em Período Integral CEPI – Gercina Borges Teixeira com alunos do 7º ano do ensino fundamental, com a participação da comunidade escolar em algumas ações. A realização dessa SD é o resultado de uma proposta para se trabalhar o meio ambiente na escola. O trabalho contou com a parceria da gestão, coordenação pedagógica, professores regentes e de apoio à inclusão, os quais conduziram as aulas com uma série de atividades articuladas de forma interdisciplinar, seguindo os pressupostos de Zabala (1998), o qual argumenta que a fragmentação dos conteúdos fragiliza as práticas educativas e leva à artificialidade do ensino, dificultando a junção dos componentes curriculares.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental Education
Ensino fundamental
Elementary School
Proteção de nascentes
Springs Protection
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Sequência Didática
Didactic Sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, E. B.; PEREIRA, M. F. Sequência didática ‘Meio ambiente: desenvolvendo valores e atitudes’: Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/971
Data do documento: 19-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Edivanilda Barbosa de Oliveira.pdfProduto vinculado à dissertação4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.