Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/970
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proteção de nascentes de água como proposta de educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Protection of wa ter sources as an environmental education proposal |
Autor(es): | Oliveira, Edvanilda Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Pereira, Marlei de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Marlei de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rocha, Luiz Fernando Nunes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Oyana Rodrigues dos |
Resumo: | O objetivo principal desse trabalho foi desenvolver atividades que pudessem despertar uma visão crítica sobre degradação ambiental em relação ao uso sustentável da água. Para tanto, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar de recuperação das nascentes de águas urbanas na cidade de Caiapônia GO, com alunos do sétimo ano do ensino fundamental, do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Gercina Borges Teixeira. Essa é uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa ação. A metodologia adotada foi a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática que contemplou aulas teóricas e práticas sobre meio ambiente, com foco na sustentabilidade de nascentes urbanas. As etapas da pesquisa incluirão a coleta de dados por meio de questionários; caminhada ecológica como meio de sensibilizar a população quanto às práticas ambientais; visitas e revegetação das na sc entes urbanas do município de Caiapônia e desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar, como proposta de educação ambiental, em consonância com as questões ambientais voltadas à realidade do município. Na perspectiva da interdisciplinaridade e com foco no tema transversal ‘meio ambiente’, participaram ativamente das atividades propostas à s disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia , História e Artes. Os resultados demonstram que os objetivos foram alcançados e reforçam a importância de uma educação ambiental que seja, antes de tudo, uma educação geral, voltada à realidade de vida dos educandos. O produto educacional desta pesquisa é uma Sequência Didática apresentando o desenvolvimento das ações pedagógicas na recuperação de nascentes urbanas, com o propósito de auxiliar professores/educadores nas práticas ambientais. |
Abstract: | The main objective of this academic work was to develop activities that could arouse a cr it ical view on environmental degradation in relation to the sustainable use of water. Therefore, na interdisciplinary project for the recovery of urban water springs w as developed in the city of Caiapônia GO, with students from the seventh year of elementa ry school, from the Full Time Teaching Center (CEPI) Gercina Borges Teixeira. This is a qualitative research with action research approach. The methodology adopted was the elaboration and application od a Didactic Sequence that included theoretical and pra ct ical classes on the environment, focusing on the sustainability of urban springs. The research steps incude data collection through questionnaires; ecological walking as ameans of raising public awareness of environmental practices; visits and revegetat io n of urban springs in the municipality of Caiapônia and development of an interdisciplinary didactic sequence, as a proposal for environmental education, in line wit h environmental issues focused on the reality of the municipality. From the perspective of interdisciplinarity and with a focus on the transversal theme “environment”, the discipline of Portuguese Language, Sciences, Geography, History and Arts actively participated in the proposed activities. The results demonstrate that the objectives were a ch ieved and reinforce the importance of na environmental education that is, above all, a general education, focused on the students’ reality of life. The educational p roduct of this research is a Didactic Sequence presenting the development of pedagogical ac tions in the recovery of urban springs, with the purpose of assisting teachers/educators in environmental practices. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Environmental Education Ensino fundamental Elementary School Proteção de nascentes Springs Protection Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Sequência Didática Didactic Sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | OLIVEIRA, E. B. de. Proteção de nascentes de água como proposta de Educação Ambiental . Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/970 |
Data do documento: | 19-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Edivanilda Barbosa de Oliveira.pdf | Dissertação | 6,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.