Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/962
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência didática: Perspectivas de contextualização no Ensino de Física
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence: Perspectives of contextualization in Physics Teaching
Autor(es): Lopes, Wagner
Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Felippe Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Elisângela Matias
Resumo: Esse produto educacional é uma sequência didática. Nosso propósito é que esse material possa ser utilizado em pelo menos duas circunstâncias. Na primeira ele poderá ser utilizado por professores formadores, isto é, professores que atuam em licenciaturas. Na segunda, acreditamos que ele possa ser utilizado na formação continuada de professores. Esse produto foi organizado para ser utilizado nas modalidades de ensino presencial e remoto. Apontamos sugestões para as duas modalidades. Queremos lembrar que esse material foi produzido durante a pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2, que causa a doença denominada Covid-19), momento completamente atípico vivido por todos nós, que trabalhamos na educação. Nosso objetivo central é propiciar aos licenciados ou aos professores que já atuam nas redes de educação, o estudo sistematizado e o debate acerca das perspectivas de contextualização no Ensino de Física. A ideia é apresentar exemplos construídos a partir do livro didático e internet e, em seguida, propiciar a discussão de perspectivas de contextualização e, posteriormente, proporcionar aos alunos a possibilidade de construir uma proposta de aula contextualizada a partir do que é apresentado e discutido ao longo da dessa sequência. Partimos do pressuposto que ensinar Física na escola é trabalhar Ciência e que contextualizar o ensino de Física não significa somente trabalhar com exemplos do cotidiano do aluno.
Palavras-chave: Contextualização
Contextualization
Ensino de Física
Physics teaching
Formação inicial de professores
Initial teacher training.
Intervenção formativa
Formative intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::EDUCACAO PARA CIENCIAS E MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LOPES, W. P.; DIOGO, R. C. Sequência didática: Perspectivas de contextualização no Ensino de Física. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/962
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_Wagner Pereira Lopes.pdfProduto vinculado à dissertação1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.