Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/962
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Sequência didática: Perspectivas de contextualização no Ensino de Física |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequence: Perspectives of contextualization in Physics Teaching |
Autor(es): | Lopes, Wagner Diogo, Rodrigo Claudino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Diogo, Rodrigo Claudino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maciel, Felippe Guimarães |
metadata.dc.contributor.referee3: | Miranda, Elisângela Matias |
Resumo: | Esse produto educacional é uma sequência didática. Nosso propósito é que esse material possa ser utilizado em pelo menos duas circunstâncias. Na primeira ele poderá ser utilizado por professores formadores, isto é, professores que atuam em licenciaturas. Na segunda, acreditamos que ele possa ser utilizado na formação continuada de professores. Esse produto foi organizado para ser utilizado nas modalidades de ensino presencial e remoto. Apontamos sugestões para as duas modalidades. Queremos lembrar que esse material foi produzido durante a pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2, que causa a doença denominada Covid-19), momento completamente atípico vivido por todos nós, que trabalhamos na educação. Nosso objetivo central é propiciar aos licenciados ou aos professores que já atuam nas redes de educação, o estudo sistematizado e o debate acerca das perspectivas de contextualização no Ensino de Física. A ideia é apresentar exemplos construídos a partir do livro didático e internet e, em seguida, propiciar a discussão de perspectivas de contextualização e, posteriormente, proporcionar aos alunos a possibilidade de construir uma proposta de aula contextualizada a partir do que é apresentado e discutido ao longo da dessa sequência. Partimos do pressuposto que ensinar Física na escola é trabalhar Ciência e que contextualizar o ensino de Física não significa somente trabalhar com exemplos do cotidiano do aluno. |
Palavras-chave: | Contextualização Contextualization Ensino de Física Physics teaching Formação inicial de professores Initial teacher training. Intervenção formativa Formative intervention |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::EDUCACAO PARA CIENCIAS E MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | LOPES, W. P.; DIOGO, R. C. Sequência didática: Perspectivas de contextualização no Ensino de Física. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/962 |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto_Wagner Pereira Lopes.pdf | Produto vinculado à dissertação | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.