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Tipo: Dissertação
Título: Contextualização no ensino de física durante uma formação inicial de professores: compreensão e intervenção
Título(s) alternativo(s): Contextualization in physics teaching during initial teacher education: understanding and intervention
Autor(es): Lopes, Wagner
Primeiro Orientador: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Felippe Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Elisângela Matias
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que contextualização é uma palavra polissêmica e deve ser entendida a partir de contextos. Sendo assim, contextualizar o Ensino de Física enseja diversos entendimentos e possibilidades. A necessidade e a relevância de contextualizar o Ensino de Física está presente nos documentos oficiais da Educação Básica – Ensino Médio, em livros didáticos, em trabalhos publicados em Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre outros, no discurso e na prática docente. A questão norteadora desta pesquisa foi: Uma intervenção formativa junto a licenciandos em Física é capaz de discutir as possíveis concepções do significado de contextualizar o Ensino de Física? Isso posto, o objetivo foi analisar as contribuições de uma proposta formativa para a compreensão da contextualização caracterizando em quais perspectivas ela acontece no Ensino de Física, por alunos do curso de licenciatura em Física do IFG, Campus Jataí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e que fez uso de dados obtidos por meio de questionário semiestruturado, transcrição de uma discussão coletiva, assim como as atividades produzidas pelos discentes do curso durante a aplicação da proposta formativa. A proposta formativa e a análise dos dados utilizaram as seguintes perspectivas de contextualização: na interciência; com a história da Ciência; na relação com o cotidiano do aluno; epistemológica; pós-problematização e como controle do outro. Não foram encontradas diferenças relevantes entre as concepções dos estudantes que iniciavam ou estavam terminando o curso de licenciatura em Física, visto que os estudantes não possuem clareza sobre o significado de contextualização. Foram identificadas as seguintes concepções sobre contextualização no Ensino de Física: uma estratégia, um método ou mesmo uma ferramenta que o professor utiliza em sala de aula com a finalidade de facilitar, estimular, adaptar e aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, além de conseguir imprimir praticidade, significado e validação ao conteúdo de Física ensinado. Outro resultado relevante foi que, apesar da sequência didática ter proporcionado um estudo sobre perspectivas e possibilidades de contextualizar para além do cotidiano do aluno, os participantes da pesquisa elaboraram propostas de aulas pautadas na contextualização do Ensino de Física vinculado ao dia a dia do aluno da Educação Básica.
Abstract: This work assumes that contextualization is a polysemic word and must be understood from contexts. In these terms, contextualizing the teaching of Physics entails different understandings and possibilities. The need and relevance of contextualizing the teaching of Physics is present in official documents of basic education - high school, in textbooks, in works published in the Annals of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), among others, and in the discourse and teaching practice. The guiding question of this research was: Is a formative intervention within undergraduates in Physics capable of discussing the possible conceptions of the contextualizing meaning of the teaching of Physics? Therefore, the aim was to analyze the contributions of a training proposal for the understanding of contextualization and in which perspectives it takes place in the teaching of Physics, by the undergraduate students course in Physics at IFG, Campus Jataí. It is a qualitative research, case study type, which uses data obtained through a semi-structured questionnaire, a collective discussion transcription, as well as the activities produced by the course students during the application of the training proposal. The training proposal and data analysis used the following contextualization perspectives: in interscience; Science history; in the relationship with the student's daily life; epistemological; post- problematization and as control of the other. No relevant differences were found between the students' conceptions who were starting or finishing the degree course in Physics, as students are not clear about the contextualization meaning. The following conceptions about contextualization in the teaching of Physics were identified, as a strategy, a method or even a tool that the teacher uses in the classroom in order to facilitate, stimulate, adapt and bring the content closer to the student's daily life, in addition to be able to imprint practicality, meaning and validation to the Physics content taught. Another relevant result was that, despite the didactic sequence having provided a study on perspectives and possibilities to contextualize beyond the student's daily life, the research subjects elaborated proposals for contextualized classes based on the teaching of Physics contextualization linked to the student's daily life of basic education.
Palavras-chave: Contextualização
Contextualization
Ensino de Física
Physics teaching
Formação inicial de professores
Initial teacher training
Intervenção formativa
Formative intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::EDUCACAO PARA CIENCIAS E MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LOPES, W. P. Contextualização no ensino de física durante uma formação inicial de professores: compreensão e intervenção. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/961
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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