Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/954
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | A produção de significados de polinômios através da metodologia de ensino- aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas |
Título(s) alternativo(s): | The production of meanings of polynomials through the teaching-learning- assessment methodology through problem solving |
Autor(es): | Araújo, Hercilia Cristina Mendonça Pereira de Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fonseca, Regina Célia Bueno da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Marcos Roberto da |
Resumo: | Este produto educacional foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí e consiste em uma sequência didática que utiliza o Modelo dos Campos Semânticos para a análise da produção de significados sobre polinômios durante as etapas da Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. Ao elaborar este material levamos em conta a motivação para o desenvolvimento da pesquisa, onde buscamos alternativas metodológicas para o ensino de Matemática, pois acreditamos que um ensino pautado na memorização e repetição de algoritmos não proporciona uma aprendizagem significativa. Essa sequência didática tem como objetivo principal construir o conceito de polinômios no 8º ano do Ensino Fundamental. No decorrer desse texto, são apresentadas atividades que a partir de um problema gerador podem ser aplicadas em sala de aula com o objetivo de, na resolução do problema, por parte do aluno, auxiliado pelo professor, construir o conceito de polinômios. Para elaboração desse material foi selecionado um problema que contemplava uma parte prática e teórica, para que os alunos tivessem diversas abordagens durante a resolução do problema. Esta Sequência Didática foi aplicada em uma turma do 8º do Ensino Fundamental com 35 alunos na Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca em Montividiu - GO e desta aplicação obtivemos bons resultados, já que os alunos conseguiram construir o conceito de polinômios depois de executar todas as etapas da Resolução do Problema. |
Palavras-chave: | Modelo dos Campos Semânticos Semantic Fields Model Resolução de Problemas Problem solving Produção de Significados Meaning Production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | ARAÚJO, H. C. M. P.; PIMENTA, A. C. A produção de significados de polinômios através da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/954 |
Data do documento: | 17-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Hércilia Cristina Mendonça Pereira de Araújo.pdf | Produto vinculado à dissertação | 909 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.