Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/954
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: A produção de significados de polinômios através da metodologia de ensino- aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): The production of meanings of polynomials through the teaching-learning- assessment methodology through problem solving
Autor(es): Araújo, Hercilia Cristina Mendonça Pereira de
Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Regina Célia Bueno da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Marcos Roberto da
Resumo: Este produto educacional foi desenvolvido como parte da dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí e consiste em uma sequência didática que utiliza o Modelo dos Campos Semânticos para a análise da produção de significados sobre polinômios durante as etapas da Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. Ao elaborar este material levamos em conta a motivação para o desenvolvimento da pesquisa, onde buscamos alternativas metodológicas para o ensino de Matemática, pois acreditamos que um ensino pautado na memorização e repetição de algoritmos não proporciona uma aprendizagem significativa. Essa sequência didática tem como objetivo principal construir o conceito de polinômios no 8º ano do Ensino Fundamental. No decorrer desse texto, são apresentadas atividades que a partir de um problema gerador podem ser aplicadas em sala de aula com o objetivo de, na resolução do problema, por parte do aluno, auxiliado pelo professor, construir o conceito de polinômios. Para elaboração desse material foi selecionado um problema que contemplava uma parte prática e teórica, para que os alunos tivessem diversas abordagens durante a resolução do problema. Esta Sequência Didática foi aplicada em uma turma do 8º do Ensino Fundamental com 35 alunos na Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca em Montividiu - GO e desta aplicação obtivemos bons resultados, já que os alunos conseguiram construir o conceito de polinômios depois de executar todas as etapas da Resolução do Problema.
Palavras-chave: Modelo dos Campos Semânticos
Semantic Fields Model
Resolução de Problemas
Problem solving
Produção de Significados
Meaning Production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: ARAÚJO, H. C. M. P.; PIMENTA, A. C. A produção de significados de polinômios através da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/954
Data do documento: 17-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Hércilia Cristina Mendonça Pereira de Araújo.pdfProduto vinculado à dissertação909 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.