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Tipo: Dissertação
Título: Modelo dos campos semânticos: análise da produção de significados de polinômios através da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Model of semantic fields: analysis of the production of meanings of polynomials through problem solving
Autor(es): Araújo, Hercilia Cristina Mendonça Pereira de
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Regina Célia Bueno da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Marcos Roberto da
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar a produção de significados de polinômios no 8º ano do Ensino Fundamental durante as etapas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Buscando alcançar esse objetivo, foi elaborada uma sequência didática baseada nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos e da Resolução de Problemas com a proposta de construir o conceito de polinômios. Esta pesquisa foi pautada nos pressupostos da abordagem qualitativa e da pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada durante a aplicação da sequência didática na Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca de Montividiu – GO, por meio da observação e registros da pesquisadora. De acordo com a produção de significados, constatou-se que a Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas contribui para a construção do conhecimento de polinômios. Como produto educacional apresentamos a sequência didática aplicada para auxiliar outros professores e estender essa metodologia a outros conteúdos.
Abstract: This paper had the primary goal to analyze the production of polynomial meanings in the 8th grade of Elementary School during the stages of the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving. In order to achieve this goal, a didactic sequence was elaborated based on the assumptions of the Semantic Field Model and Problem Resolution with the proposal of building the concept of polynomials. This research was based on the assumptions of the qualitative approach and the action research. Data collection was performed during the application of the applied didactic sequence at the Montividiu Elementary School Armando Gomes da Fonseca, through observation and registration of the researcher. According to meanings production, it was found that the Teaching- Learning-Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving contributes to the construction of knowledge of polynomials. As an educational product, we present the didactic sequence applied in order to assist other teachers and extend this methodology to other content.
Palavras-chave: Modelo dos campos semânticos
Semantic fields model
Resolução de problemas
Problem solving
Produção de significados
Meaning production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::EDUCAÇÃO PARA CIENCIA E MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: ARAÚJO, H. C. M. P. Modelo dos Campos Semânticos: análise da produção de significados de polinômios através da resolução de problemas. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/953
Data do documento: 17-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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