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Tipo: Dissertação
Título: A educação ambiental na escola municipal Aníbal Pereira Júnior de Alto Araguaia
Título(s) alternativo(s): Environmental education in the municipal school Aníbal Pereira Júnior in Alto Araguaia
Autor(es): Macedo, Alexandre Manzale
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
Resumo: O estudo sobre concepção ambiental é de suma relevância para a compreensão da inter-relação entre o homem e o ambiente e do processo educacional para que possa ser identificado o que se pretende estudar e a abordagem a ser trabalhada. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de Meio Ambiente (MA) dos professores e fazer um levantamento sobre as práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA) na escola municipal Aníbal Pereira Junior, localizada na zona rural de Alto Araguaia-MT. Neste sentido, para orientação desse trabalho, formulam-se os seguintes questionamentos: Quais são as concepções em MA dos professores da escola municipal Aníbal Pereira Junior? A EA é contemplada nos documentos oficiais da escola e como acontecem as práticas pedagógicas no contexto da EA? Assim, em busca de responder os questionamentos elaborados, adotou- se a metodologia de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: análise dos documentos oficiais; observação in loco; oficinas pedagógicas; aplicação dos questionários investigativos; e o produto da pesquisa. As categorias representativas das concepções de meio ambiente adotadas para análise das respostas dos professores, foram agrupadas nas categorias propostas por Malafaia e Rodrigues (2009), divididas em: romântica, utilitarista, abrangente, reducionista e socioambiental. A coleta dos dados se deu através de um questionário, constituído por 12 questões discursivas aplicadas aos professores participantes da pesquisa. O público alvo do estudo foram 06 professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos quanto à análise documental ressaltam a necessidade de formação continuada; reformulação do Projeto Político Pedagógico;reflexão acerca das práticas pedagógicas sobre o trabalho em EA de forma transversal e interdisciplinar, políticas educacionais e currículo escolar. No tocante à observação in loco, ficou evidenciado a importância da realização de processos de formação continuada de professores, que possa contribuir para as ações de implementação no cotidiano da escola, partindo do viés da EA, como tema transversal. Quanto às oficinas e questionários investigados, os resultados indicaram que há uma predominância da concepção socioambiental. E como produto final desta dissertação foi elaborado um material de apoio à formação docente, com sugestões e orientações direcionadas às reflexões sobre práticas pedagógicas, estratégias pedagógicas e também sobre novas tendências e tecnologias em Educação Ambiental.
Abstract: The study of the concept of environment is Very important in the comprehension of the relationship between man and the environment, and of the educational process so that the subjects to be taught and the teaching approach can be chosen wisely. The objective of this master’s thesis is to identify teachers’ concept of environment in order to analyze their teaching practice in regard with environmental education in the municipal school Aníbal Pereira Junior located in the rural area of Alto Araguaia-MT in Brazil. Therefore we seek to answer three research questions: 1) What is the concept of environment held by the teachers of the municipal school Aníbal Pereira Junior?; 2) Is environmental education on the syllabus?; 3) How does environmental education take place in the school? We employed a qualitative approach in which the curriculum was analyzed, classes were observed, workshops were held, and questionnaires were filled out. The five categories adopted in the analysis of the teachers’ responses were those proposed by Malafaia and Rodrigues (2009) – romantic, utilitarian, comprehensive, reductionist and socioenvironmental. The data were collected through a questionnaire which consisted of twelve questions answered by the teachers who participated in this study. Six teachers from the first to ninth grade were interviewed. The results from the documental analysis showed the need of implementing teacher education programs, redesigning the school’s syllabus, reflecting on teaching practices regarding environmental education from a transversal and interdisciplinary perspective, and enforcing educational policy. The results from the observation of the classes demonstrated the importance of teacher education programs to enhance transverse environmental education. The results from the workshops and questionnaire revealed a predominance of socioenvironmental conception. The final product of this master’s thesis consists in supporting material for teacher education, which covers suggestions, guidelines, reflections on teaching practices, teaching strategies, and new trends and technologies for environmental education.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
Oficina pedagógica
Pedagogical workshop
Formação continuada de professores
Continuing teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: MACEDO. A. M. A Educação Ambiental na escola municipal Aníbal Pereira Júnior de Alto Araguaia-MT. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/946
Data do documento: 10-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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