Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/936
Tipo: Dissertação
Título: Reconstrução do tema água a partir de uma abordagem interdisciplinar no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Reconstruction of the water theme from an interdisciplinary approach in high school
Autor(es): Gomes, Vera Lúcia Pereira
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Blanco, Angel José Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Chistiano Peres
Resumo: Essa pesquisa investigou o processo de reconstrução do conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, na cidade de Barra do Garças (MT), utilizando uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar sobre o elemento “água”, com abordagens dos problemas ambientais observados no cotidiano. Com base na metodologia da pesquisa de campo, o estudo analisou as declarações dos professores de diversas disciplinas sobre suas concepções em relação a temas ligados à Educação Ambiental e como são trabalhados interdisciplinarmente no processo de ensino. Foram elaboradas e desenvolvidas aulas interdisciplinares sobre a temática, como proposta de ensino para validar a SD denominada “A água sob um olhar interdisciplinar”. A SD abordou, além dos aspectos fisicoquímicos e biológicos da água, os aspectos econômicos, político, cultural, socioambiental, entre outros, por meio da participação de professores de diversas disciplinas, visando oportunizar aos alunos a reconstrução do conhecimento e o desenvolvimento de uma nova forma de entender o elemento água, e a sua importância que transcede a questão biológica. Diante disso, buscou- se superar a tradicional fragmentação existente entre as disciplinas escolares que tratam do mesmo tema, bem como a forma alienada de perceber os problemas ambientais e as possíveis maneiras de resolver ou minimizar seus impactos. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, e os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, inferindo que a metodologia interdisciplinar contribuiu para a reconstrução do conhecimento da temática. Essa conclusão se deve ao fato de que, ao realizar uma comparação analítica do percurso entre a produção inicial e a produção final, foi possível perceber que os alunos, inicialmente, compreendiam a temática de uma forma que se aproximava apenas das questões relacionadas à essencialidade da água para a vida. Posteriormente, durante a produção final e as discussões, foi nítido perceber um “novo olhar” sobre o tema, revelando novas apreensões de conceitos capazes de promover a reconstrução do conhecimento, intrinsecamente. Nos textos, os alunos utilizaram novas palavras, ideias e concepções que, nesse momento, se afastaram da noção de água como “fonte da vida”, prevalente nas atividades iniciais. Além disso, a pesquisa proporcionou aos professores participantes a oportunidade de vivenciarem na prática a interdisciplinaridade, pois os mesmos haviam relatado nos questionários aplicados que conheciam teoricamente a metodologia. Diante disso, a metodologia interdisciplinar, desde que bem planejada, pode contribuir expressivamente para o processo de aprendizagem escolar.
Abstract: This research investigated the process of reconstructing the knowledge of students in the 3rd year of high school in a public school, in the city of Barra do Garças (MT), using an interdisciplinary Didactic Sequence (DS) on the element “water”, with approaches to the environmental problems observed in everyday life. Based on the methodology of the field research, the study analyzed the statements of teachers from different disciplines about their conceptions in relation to themes related to Environmental Education and how they are worked on in the teaching process. Interdisciplinary classes on the theme were developed, as a teaching proposal to validate the DS called “Water under an interdisciplinary look”. The DS addressed, in addition to the physicochemical and biological aspects of water, the economic, political, cultural, socioenvironmental aspects, among others, through the participation of teachers from different disciplines, aiming to provide students with the reconstruction of knowledge and the development of a new way of understanding the element of water, and its importance that goes beyond the biological question. Therefore, we sought to overcome the traditional fragmentation that exists between school subjects that deal with the same theme, as well as the alienated way of perceiving environmental problems and the possible ways to resolve or minimize their impacts. The data were analyzed according to a qualitative approach, and the results obtained were satisfactory, inferring that the interdisciplinary methodology contributed to the reconstruction of the knowledge on the theme. This conclusion is due to the fact that, when making an analytical comparison of the path between the initial production and the final production, it was possible to perceive that the students, initially, understood the theme in a way that approached only the questions related to the essentiality of the water for life. Later, during the final production and discussions, it was clear to perceive a “new look” on the theme, revealing new apprehensions of concepts capable of promoting the reconstruction of knowledge, intrinsically. In the texts, the students used new words, ideas and concepts that, at that moment, moved away from the notion of water as the “source of life”, prevalent in the initial activities. In addition, the research provided participating teachers with the opportunity to experience interdisciplinarity in practice, as they had reported in applied questionnaires that they theoretically knew the methodology. Therefore, the interdisciplinary methodology, provided it is well planned, can contribute significantly to the school learning process.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Environmental Education
Água
Water
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Sequência didática
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: GOMES, V. L. P. Reconstrução do tema água a partir de uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/936
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Vera Lúcia Pereira Gomes_2021.pdfDissertação3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.