Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/932
Tipo: Dissertação
Título: Potencialidades das oficinas de aprendizagem com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Potential of learning workshops with a science, technology, society and environment approach in youth and adult education
Autor(es): Neves Jr, Osvaldo
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Júlio César Queiroz
Resumo: A presente pesquisa teve como foco o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, mediada pela metodologia oficina de aprendizagem, com utilização da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), como contribuição à perspectiva de ensino voltada para a formação cidadã. Essa proposta surgiu da situação problema que motivou o questionamento: quais as potencialidades de relacionar os conteúdos curriculares do 1º ano de Química do ensino médio às abordagens CTSA, por meio de oficinas de aprendizagem, de forma a promover a compreensão e a relação desse conhecimento com situações do dia a dia do aluno? Com a proposta de refletir sobre essa questão, a pesquisa teve como objetivo geral avaliar a relação dos conteúdos de Química do primeiro ano do ensino médio com o enfoque CTSA, utilizando a temática “Água e seu consumo pela sociedade”, por meio de oficinas de aprendizagem, com a aproximação entre o conhecimento científico escolar e as situações do dia a dia do estudante. Para o alcance desse objetivo utilizou-se da pesquisa qualitativa. A constituição dos dados se deu por meio da análise do projeto político pedagógico da escola campo, questionários prévios, observação de todo o processo de desenvolvimento das oficinas e aulas de Química registrado no caderno de campo e relatório final realizado pelos estudantes. Para isso, foi realizada uma intervenção pedagógica em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), com os alunos do Ensino Médio noturno. A intervenção ocorreu por meio de oficinas de aprendizagem, seguida com a observação de aulas da disciplina de Química para os estudantes do primeiro ano do ensino médio, que ocorreram nas semanas da realização das oficinas cujo desenvolvimento, com utilização das abordagens CTSA, mostrou-se um caminho que contribui para um ensino de Química que objetiva a formação cidadã. O ambiente pedagógico possibilitou aspectos dialógicos, com ação coletiva no desenvolvimento das atividades e favorável ao processo interdisciplinar. Dessa forma, a organização temática do conhecimento se mostrou positiva para a conjuntura das abordagens CTSA e os conteúdos do conhecimento escolar da Química.
Abstract: This research focused on the teaching of Chemistry in Youth and Adult Education mediated by the learning workshop methodology, using the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach as a contribution to the teaching perspective focused on citizen education. This proposal arose from the problem situation in which one questioned, what is the potential to relate the curricular contents of the 1st year of Chemistry of high school to CTSA approaches, through learning workshops in order to promote the understanding and relationship of this knowledge with situations of their daily life. With the proposal to reflect on this issue, the research had as general objective, to evaluate the relationship of chemistry contents of the first yearof high schoolwiththe CTSA approach, usingthetheme"Water and its consumption by society", through learning workshops, with the approximation between school scientific knowledge and daily student situations. The data were created through the analysis of the political pedagogical project, previous questionnaires, observation of the entire process of development of workshops and chemistry classes recorded in the field notebook and final report carried out by the students. For this, a pedagogical intervention was carried out in a Youth and Adult Education Center (CEJA), with students of the night high school. The intervention occurred through learning workshops, followed by the observation of chemistry classes for the students of the first year of high school, which occurred in the weeks of the workshops. The development of learning workshops using CTSA approaches proved to be a path that contributes to a chemistry teaching that aims at citizen education. The pedagogical environment enables dialogical aspects, with collective action in the development of activities and favorable for the interdisciplinary process. Thus, the thematic organization of knowledge is positive for the conjuncture of CTSA approaches and the contents of chemistry school knowledge.
Palavras-chave: Ensino de Química
Chemistry teaching
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Oficinas de aprendizagem
Learning workshops
AbordagemCiência
ApproachScience
Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Technology, Society and Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: NEVES Jr., O. Potencialidades das oficinas de aprendizagem com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/932
Data do documento: 1-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Osvaldo Neves Júnior.pdfDissertação4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.