Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/930
Tipo: | Dissertação |
Título: | A pedagogia histórico-crítica como fundamento da formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Historical-critical pedagogy as the foundation of teacher education |
Autor(es): | Cesário, Fausto Batista |
Primeiro Orientador: | Peixoto, Joana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Peixoto, Joana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
Resumo: | A finalidade geral desse trabalho foi investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação do professor. Para tal, buscamos aporte teórico em autores como Saviani (1984; 1987; 2003; 2005; 2005b; 2007; 2009; 2011 e 2013), Libâneo (1994; 2004; 2012; 2015), Vygotsky (1993) e Gasparin (2002; 2003; 2005; 2007; 2012; 2015). Como questão problema norteadora, propomos: Como a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para a formação docente? Para o alcance do objetivo, foram adotados os princípios teórico-metodológicos da abordagem histórico-crítica que nortearam o planejamento e a realização de uma Proposta Formativa Docente, produto educacional dessa pesquisa. Essa Proposta Formativa teve como objetivo apresentar a Pedagogia Histórico-Crítica como fundamento para a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar. Ela foi desenvolvida em 10 aulas, com uma professora que leciona matemática no ensino Fundamental II e Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Jataí, no estado de Goiás. Como instrumentos de coleta de dados, além da observação e do acompanhamento direto da professora durante a realização da Proposta Formativa Docente, foram adotadas duas entrevistas. Uma entrevista foi realizada no início da referida Proposta, e outra ao final. A análise e interpretação dos dados foram feitas com base no registro do acompanhamento da docente e de seus relatos, recolhidos no decorrer da Proposta Formativa e das entrevistas. |
Abstract: | The general purpose of this work was to investigate the contributions of Critical-Historical Pedagogy to teacher education. For such, we searched for theoretical support in authors like Saviani (1984; 1987; 2003; 2005; 2005b; 2007; 2009; 2011 and 2013), Libâneo (1994; 2004; 2012; 2015), Vygotsky (1993) and Gasparin (2002; 2003; 2005; 2007; 2012; 2015). As a guiding problem, we propose: How can Critical-Historical Pedagogy contribute to teacher education? To reach the goal, the theoretical and methodological principles of the critical-historical approach were adopted, which guided the planning and the realization of a Teacher Training Proposal, the educational product of this research. This Formative Proposal had as its objective to present Critical-Historical Pedagogy as the foundation for the organization and development of school pedagogical work. It was developed in 10 classes, with a teacher who teaches Mathematics in Elementary II and High School in a State School in the city of Jataí, in the state of Goiás. As instruments of data collection, besides the observation and the direct monitoring of the teacher during the execution of the Teacher Training Proposal, two interviews were adopted. One interview was held at the beginning of the Teaching Training Proposal, and the other at the end. The analysis and interpretation of the data were based on the record of the teacher's follow-up and on her reports, collected during the Formative Teaching Proposal and the interviews. |
Palavras-chave: | Educação Education Formação de professores Teacher education Tendências Pedagógicas Pedagogical Trends Pedagogia Histórico-Crítica Critical Historical Pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | CESÁRIO, F. B. A pedagogia histórico-crítica como fundamento da formação docente. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/930 |
Data do documento: | 27-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Fausto Batista Cesário.pdf | Dissertação | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.