Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/928
Tipo: Dissertação
Título: A inter-relação do ensino de Ciências e de Educação Física na escola do campo por meio de diferentes estratégias didáticas
Título(s) alternativo(s): The interrelation of science teaching and physical education in school of campo through different didactic strategies
Autor(es): Jesus, Carolina
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, José Luíz de Jesus Coelho
Resumo: A presente pesquisa insere-se no Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, e foi desenvolvida em uma escola no e do campo, em face da experiência no magistério da pesquisadora neste espaço. Refere-se a uma proposta para o trabalho na escola localizada na área rural; uma escola no/do campo atende às singularidades socioambientais, culturais e econômicas das crianças, dos jovens e dos adultos que vivem neste espaço. O objetivo geral foi investigar se há evidências da inter-relação entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo; este que, por sua vez, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: identificar as vozes dos professores das escolas do campo sobre a inter-relação do ensino de Ciências e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental; e desenvolver um produto educacional com vistas a inter-relacionar o ensino de Ciências e Educação Física, por meio de diferentes estratégias didáticas. Diante das inquietações, algumas questões foram levantadas: quais são as evidências da inter-relação entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo? Quais são as vozes dos professores das escolas do campo sobre a inter-relação do ensino de Ciências e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental? Como organizar um processo de ensino e aprendizagem, de modo a inter-relacionar o ensino de Ciências e Educação Física por meio de diferentes estratégias didáticas? O objeto de estudo dessa pesquisa, portanto, consiste na inter-relação entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo. Na presente pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se, como procedimentos de coleta de dados, a entrevista narrativa com dois professores que ministram as disciplinas de Ciências e Educação Física, e, posteriormente, organizou-se o produto educacional, que consistiu no desenvolvimento de sequências didáticas com 19 estratégias didáticas que foram aplicadas em turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais. As narrativas das professoras sinalizam que, apesar da ausência de políticas públicas que, consequentemente, inviabilizam o trabalho dos professores pela falta de infraestrutura, de recursos, principalmente, tecnológicos que comprometem os objetivos propostos. Dentre os desafios, salienta-se ainda que, as aulas foram realizadas de forma síncrona e assíncrona, considerando o cenário da pandemia da Covid-19, foi perceptível que os alunos tinham dificuldade de acesso à internet e de pontualidade para o acompanhamento das aulas, assim sendo os professores procuraram desenvolver práticas que favorecessem ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar.
Abstract: This research is part of the Professional Master's Program in Education for Science and Mathematics at the Federal Institute of Goiás, and was developed in a school in and in the field, in the face of the researcher's teaching experience in this space. Refers to a proposal for work in the school located in the rural area; a school in the countryside serves the socio-environmental, cultural and economic singularities of children, young people and adults living in this space. The general objective was to investigate whether there is evidence of the interrelationship between the teaching of Science and Physical Education at the rural school; the latter, which, in turn, unfolds in the following specific objectives: to identify the voices of teachers in rural schools about the interrelationship of Science and Physical Education teaching in the final years of Elementary School; and to develop an educational product with a view to interrelating Science and Physical Education teaching, through different didactic strategies. In view of the concerns, some questions were raised: what is the evidence of the interrelationship between the teaching of Science and Physical Education in rural schools? What are the voices of teachers in rural schools about the interrelationship between science and physical education teaching in the final years of elementary school? How to organize a teaching and learning process, in order to interrelate Science and Physical Education teaching through different didactic strategies? The object of study of this research, therefore, consists of the interrelationship between the teaching of Sciences and Physical Education in the rural school. In the present research of approach qualitative, the narrative interview with two teachers who teach the disciplines of Science and Physical Education was used as data collection procedures, and, subsequently, the educational product was organized, which consisted of the development of didactic sequences with 19 strategies didactics that were applied in elementary school classes - Final Years. The teachers' narratives indicate that, despite the absence of public policies that, consequently, make the work of teachers unfeasible due to the lack of infrastructure, mainly technological resources, which compromise the proposed objectives. Among the challenges, it should also be noted that, the classes were held synchronously and asynchronously, considering the scenario of the Covid-19 pandemic, it was noticeable that the students had difficulty accessing the internet and punctuality to follow the classes, therefore, teachers sought to develop practices that favor teaching and learning in an interdisciplinary perspective.
Palavras-chave: Educação Física
Physical education
Ensino de Ciências
Science teaching
Escola no/do campo
School in/from the field
Estratégias Didáticas
Didactic Strategies.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: JESUS, C. N. A inter-relação do ensino de Ciências e de Educação Física na escola do campo por meio de diferentes estratégias didáticas. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/928
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Carolina Nascimento de Jesus.pdfDissertação3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.