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Tipo: Dissertação
Título: Uma investigação sobre avaliação em educação matemática: concepções e práticas de professores em formação
Título(s) alternativo(s): An investigation on evaluation in mathematical education: conceptions and practices of teachers in training
Autor(es): Amaral, Jordana de Oliveira
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Simone Ariomar de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Natália Carvalhaes de
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em matemática. Considerando nossa inconformidade com as práticas avaliativas vivenciadas até o momento, o principal objetivo desta pesquisa foi compreender como licenciandos em matemática percebem o exercício da avaliação e promover uma formação que possibilite atuação na perspectiva da avaliação formativa. Pretendeu-se também discutir conforme fundamentos de teóricos da educação o conceito da avaliação e suas implicações de acordo com as perspectivas diagnóstica, classificatória e formativa, apresentando uma visão crítica do processo e seus efeitos, além de discutirmos práticas que podem ressignificar o processo avaliativo em matemática. Procuramos ainda identificar e discutir sobre elementos como: processo histórico, formação docente e relações econômicas, sociais, políticas e culturais das relações e estruturas da sociedade capitalista que influenciam nas concepções e nas práticas avaliativas de professores de matemática. Em nossa investigação adotamos uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários, propostas de avaliação formativa elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, além de observações sobre o comportamento dos sujeitos no desenvolvimento da oficina e na socialização da proposta de avaliação formativa. Os sujeitos da pesquisa são alunos licenciandos em matemática, que cursavam estágio supervisionado III. O produto educacional desenvolvido foi uma oficina pedagógica, realizada em três encontros, que possibilitou o desenvolvimento de uma proposta de ensino formativa e promoveu entre os estudantes de licenciatura em matemática reflexões sobre as atuais práticas da avaliação em escolas públicas de Goiânia, sobre as características que as assemelham ou as diferiam de um processo avaliativo na perspectiva formativa. O discurso dos participantes após o desenvolvimento da oficina revelou-se de acordo com as discussões realizadas. Construir uma proposta de ensino formativa foi desafiador, mas os primeiros encontros da oficina ampararam a construção de um pensamento crítico que propiciou o planejamento de atividades que primam para o motivo da aprendizagem.
Abstract: This research presents a study on the assessment of learning in mathematics. Considering our non-conformity with the evaluative practices experienced so far, the main objective of this research is to understand how mathematics graduates perceive the exercise of evaluation and to promote training that enables performance in the perspective of formative evaluation. It was also intended to discuss, according to the foundations of education theorists, the concept of evaluation and its implications according to the diagnostic, classificatory and formative perspectives, presenting a critical view of the process in mathematics. We also seek to identify and discuss elements such as: historical process, teacher training and economic, social, political and cultural relations of the relations and structures of capitalist society that influence the conceptions and evaluative practices of mathematics teachers. In our investigation we adopted a qualitative approach, characterized as a case study. The research instruments used are questionnaires, proposals for formative evaluation developed by the research subjects, in addition to observations about the behavior of the subjects in the development of the workshop and in the socialization of the proposal for formative evaluation. The research subjects are graduate students in mathematics, who were under supervised internship III. The educational product develops a proposal for formative teaching and to promote reflections on current evaluation practices in public schools in Goiânia among undergraduate students in mathematics, on the characteristics that resemble it or they differ from an evaluation process in the formative perspective. The speech of the participants after the development of the workshop was revealed according to the discussions hep. Building a formative teaching proposal was challenging, but the first meetings of the workshop supported the construction of critical thinking that provided the planning of activities that excel for the purpose of learning.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Learning assessment
Avaliação formativa
Formative assessment
Formação de professores
Teacher training
Matemática
Math
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: AMARAL. J. O. Uma investigação sobre avaliação em educação matemática: concepções e práticas de professores em formação. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/923
Data do documento: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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