Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso do mobile learning como ferramenta em metodologias ativas aplicadas na educação permanente em saúde (EPS): uma revisão narrativa
Título(s) alternativo(s): Use of mobile learning as a tool in active methodologies applied in continuing health education (PHE): a narrative review
Autor(es): Vinhal, Daniela Cristina
Primeiro Orientador: Gomes, Alan Keller
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Alan Keller
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Renata Luiza da
metadata.dc.contributor.referee3: Bianco, Rita de Cássia Del
Resumo: A educação superior em saúde apresenta uma crescente necessidade de mudanças na formação didático-pedagógica, na qual o Ministério da Saúde propõe na formação dos profissionais a articulação de métodos de problematização, bem como a organização de modelos de atenção no contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS). As metodologias ativas de ensino- aprendizagem, atreladas às tecnologias digitais, apresentam uma concepção de educação crítico-reflexiva com base no envolvimento do educando na busca pelo conhecimento. Frente a esse cenário, a presente revisão narrativa tem por objetivo demonstrar a aplicação do uso de tecnologias digitais móveis como ferramenta de suporte metodológico inerente à implementação das várias metodologias ativas disponíveis na promoção da EPS. Bem como, sua incorporação oportuna ao projeto pedagógico dos cursos da saúde, visto que estão sob constante aprimoramento e inovação técnico-científica. Para subsidiar a pesquisa foram coletados dados da literatura científica publicados entre os anos de 1982 e 2021 que demonstraram que várias iniciativas vêm se apropriando, por exemplo, de telefones celulares e smartphones para a prática de ensino-aprendizagem na EPS. Convergentes, portáteis e multimídias, esses aparelhos representam um conjunto de alternativas que podem ser exploradas por meio do Mobile Learning. Neste contexto, pôde-se perceber que as tecnologias digitais móveis utilizadas como ferramentas em metodologias ativas, na perspectiva do mobile learning, contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, demonstrando inovação na formação de estudantes de cursos da saúde. Além disso, quando empregadas também na capacitação na EPS é capaz de transformar o contexto problematizador inerente ao trabalho na área da saúde.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Educação Permanente em Saúde
Tecnologias digitais
Mobile Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: Vinhal, Daniela Cristina. Uso do mobile learning como ferramenta em metodologias ativas aplicadas na educação permanente em saúde (EPS): uma revisão narrativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/920
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DanielaVinhal.pdfTCC_DanielaVinhal765,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.