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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/920
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso do mobile learning como ferramenta em metodologias ativas aplicadas na educação permanente em saúde (EPS): uma revisão narrativa |
Título(s) alternativo(s): | Use of mobile learning as a tool in active methodologies applied in continuing health education (PHE): a narrative review |
Autor(es): | Vinhal, Daniela Cristina |
Primeiro Orientador: | Gomes, Alan Keller |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Alan Keller |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Renata Luiza da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bianco, Rita de Cássia Del |
Resumo: | A educação superior em saúde apresenta uma crescente necessidade de mudanças na formação didático-pedagógica, na qual o Ministério da Saúde propõe na formação dos profissionais a articulação de métodos de problematização, bem como a organização de modelos de atenção no contexto da Educação Permanente em Saúde (EPS). As metodologias ativas de ensino- aprendizagem, atreladas às tecnologias digitais, apresentam uma concepção de educação crítico-reflexiva com base no envolvimento do educando na busca pelo conhecimento. Frente a esse cenário, a presente revisão narrativa tem por objetivo demonstrar a aplicação do uso de tecnologias digitais móveis como ferramenta de suporte metodológico inerente à implementação das várias metodologias ativas disponíveis na promoção da EPS. Bem como, sua incorporação oportuna ao projeto pedagógico dos cursos da saúde, visto que estão sob constante aprimoramento e inovação técnico-científica. Para subsidiar a pesquisa foram coletados dados da literatura científica publicados entre os anos de 1982 e 2021 que demonstraram que várias iniciativas vêm se apropriando, por exemplo, de telefones celulares e smartphones para a prática de ensino-aprendizagem na EPS. Convergentes, portáteis e multimídias, esses aparelhos representam um conjunto de alternativas que podem ser exploradas por meio do Mobile Learning. Neste contexto, pôde-se perceber que as tecnologias digitais móveis utilizadas como ferramentas em metodologias ativas, na perspectiva do mobile learning, contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, demonstrando inovação na formação de estudantes de cursos da saúde. Além disso, quando empregadas também na capacitação na EPS é capaz de transformar o contexto problematizador inerente ao trabalho na área da saúde. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Educação Permanente em Saúde Tecnologias digitais Mobile Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | Vinhal, Daniela Cristina. Uso do mobile learning como ferramenta em metodologias ativas aplicadas na educação permanente em saúde (EPS): uma revisão narrativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/920 |
Data do documento: | 20-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
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