Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/911
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação, os desafios, os saberes e as competências do professor alfabetizador na contemporaneidade
Título(s) alternativo(s): The formation, challenges, knowledge and skills of the literacy teacher in contemporary times.
Autor(es): Abdalla, Cláudia de Souza
Primeiro Orientador: Polonial, Juscelino Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Polonial, Juscelino Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Renato Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Vasconcelos, Paulo Henrique Castanheira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais os saberes e competências são necessários para atuação do professor alfabetizador e as principais dificuldades em associar a teoria à prática docente. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia a dificuldade do professor em associar seus conhecimentos teóricos à sua prática no processo de alfabetização. O estudo foi organizado em tópicos por meio dos quais observou-se: primeiro, a formação inicial do professor; em seguida, o processo de alfabetização na perspectiva do letramento; terceiro, quais os saberes e competências necessários para a atuação do professor alfabetizador no processo de alfabetização; e, por fim, os desafios para associar a teoria e prática no processo de alfabetização a fim de buscar alternativas para práticas pedagógicas com vistas a alcançar um melhor resultado no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: This work aims to identify and analyze what knowledge and skills are necessary for the literacy teacher to act and the main difficulties in associating theory with teaching practice. This is a theoretical study, of a bibliographic nature, which shows the difficulty of the teacher in associating his theoretical knowledge to his practice in the literacy process. The study was organized into topics through which it was observed: first, the initial teacher training; then, the literacy process from the perspective of literacy; what knowledge and skills are necessary for the literacy teacher to act in the literacy process; and, finally, the challenges of associating theory and practice in the literacy process in order to seek alternatives for pedagogical practices in order to achieve a better result in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Professor
Alfabetização
Saberes
Competências
Teoria
Prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: ABDALLA, Cláudia Souza. A formação, os desafios, os saberes e as competências do professor alfabetizador na contemporaneidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/911
Data do documento: 18-Fev-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Claudia.pdfTCC_ClaudiaAbdalla414,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.