Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/911
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação, os desafios, os saberes e as competências do professor alfabetizador na contemporaneidade |
Título(s) alternativo(s): | The formation, challenges, knowledge and skills of the literacy teacher in contemporary times. |
Autor(es): | Abdalla, Cláudia de Souza |
Primeiro Orientador: | Polonial, Juscelino Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Polonial, Juscelino Martins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Renato Araújo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vasconcelos, Paulo Henrique Castanheira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais os saberes e competências são necessários para atuação do professor alfabetizador e as principais dificuldades em associar a teoria à prática docente. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia a dificuldade do professor em associar seus conhecimentos teóricos à sua prática no processo de alfabetização. O estudo foi organizado em tópicos por meio dos quais observou-se: primeiro, a formação inicial do professor; em seguida, o processo de alfabetização na perspectiva do letramento; terceiro, quais os saberes e competências necessários para a atuação do professor alfabetizador no processo de alfabetização; e, por fim, os desafios para associar a teoria e prática no processo de alfabetização a fim de buscar alternativas para práticas pedagógicas com vistas a alcançar um melhor resultado no processo de ensino aprendizagem. |
Abstract: | This work aims to identify and analyze what knowledge and skills are necessary for the literacy teacher to act and the main difficulties in associating theory with teaching practice. This is a theoretical study, of a bibliographic nature, which shows the difficulty of the teacher in associating his theoretical knowledge to his practice in the literacy process. The study was organized into topics through which it was observed: first, the initial teacher training; then, the literacy process from the perspective of literacy; what knowledge and skills are necessary for the literacy teacher to act in the literacy process; and, finally, the challenges of associating theory and practice in the literacy process in order to seek alternatives for pedagogical practices in order to achieve a better result in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Professor Alfabetização Saberes Competências Teoria Prática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | ABDALLA, Cláudia Souza. A formação, os desafios, os saberes e as competências do professor alfabetizador na contemporaneidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/911 |
Data do documento: | 18-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Claudia.pdf | TCC_ClaudiaAbdalla | 414,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.