Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Polonial, Juscelino Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8977740816700839pt_BR
dc.contributor.referee1Polonial, Juscelino Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8977740816700839pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Renato Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0304447646256690pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Paulo Henrique Castanheira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7457140901450368pt_BR
dc.creatorAbdalla, Cláudia de Souza-
dc.date.accessioned2022-03-10T12:19:23Z-
dc.date.available2022-03-10T12:19:23Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationABDALLA, Cláudia Souza. A formação, os desafios, os saberes e as competências do professor alfabetizador na contemporaneidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/911-
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze what knowledge and skills are necessary for the literacy teacher to act and the main difficulties in associating theory with teaching practice. This is a theoretical study, of a bibliographic nature, which shows the difficulty of the teacher in associating his theoretical knowledge to his practice in the literacy process. The study was organized into topics through which it was observed: first, the initial teacher training; then, the literacy process from the perspective of literacy; what knowledge and skills are necessary for the literacy teacher to act in the literacy process; and, finally, the challenges of associating theory and practice in the literacy process in order to seek alternatives for pedagogical practices in order to achieve a better result in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais os saberes e competências são necessários para atuação do professor alfabetizador e as principais dificuldades em associar a teoria à prática docente. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia a dificuldade do professor em associar seus conhecimentos teóricos à sua prática no processo de alfabetização. O estudo foi organizado em tópicos por meio dos quais observou-se: primeiro, a formação inicial do professor; em seguida, o processo de alfabetização na perspectiva do letramento; terceiro, quais os saberes e competências necessários para a atuação do professor alfabetizador no processo de alfabetização; e, por fim, os desafios para associar a teoria e prática no processo de alfabetização a fim de buscar alternativas para práticas pedagógicas com vistas a alcançar um melhor resultado no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Stefane Rodrigues de Lima (larissa.stefane@ifg.edu.br) on 2022-03-10T12:15:50Z No. of bitstreams: 1 TCC Claudia.pdf: 424894 bytes, checksum: e117f1c1dc7a5c80e220dc22a5041ea9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Aparecida Rodrigues de Souza (maria.souza@ifg.edu.br) on 2022-03-10T12:19:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Claudia.pdf: 424894 bytes, checksum: e117f1c1dc7a5c80e220dc22a5041ea9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T12:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Claudia.pdf: 424894 bytes, checksum: e117f1c1dc7a5c80e220dc22a5041ea9 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Inhumaspt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação, os desafios, os saberes e as competências do professor alfabetizador na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeThe formation, challenges, knowledge and skills of the literacy teacher in contemporary times.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Claudia.pdfTCC_ClaudiaAbdalla414,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.