Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/877
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de manifestação patológica pós-ocupação no revestimento cerâmico de fachada da agência central dos Correios de Jataí-GO
Título(s) alternativo(s): Case study: Analysis of post-occupation pathological manifestation in the ceramic cladding of the central branch of Correios de Jataí-GO
Autor(es): Nascimento, Aurélio Freitas
Assis, João Pedro Carvalho
Primeiro Orientador: Lopes Júnior, Ronan de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Marina Augusta Malagoni de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes Júnior, Ronan de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho Neto, Jerônimo Otoni
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Alex Mizael
Resumo: As manifestações patológicas nas edificações podem ter suas causas relacionadas a diversos fatores, tais como execução, qualidade do material, ausência de manutenção, dentre outros. A incidência de manifestações patológicas sobre as fachadas, caracterizadas como as partes exteriores das edificações, pode ocasionar a perda das funcionalidades de proverem proteção e vedação e, ainda, de fornecerem o sentido estético, de embelezamento e grandeza da edificação. Na tentativa de minimizar a perda das funcionalidades de uma edificação, a NBR 15575 – 1 (ABNT, 2013) traz pontos mínimos para que tanto o sistema de vedação vertical externa quanto os demais sistemas constituintes da edificação, possam perdurar pelo tempo mínimo necessário. O presente trabalho visa analisar, com base em visitas in loco, ensaios em placas cerâmicas (ensaio de absorção de água) e dados meteorológicos da região (precipitações, insolação, cartas solares), o descolamento de placas cerâmicas no edifício da agência central dos Correios da cidade de Jataí, objetivando destacar as possíveis circunstâncias e fatores que favoreceram à ocorrência dessa manifestação patológica. Para tanto, foram coletadas 15 amostras de placa cerâmicas para verificação da qualidade e possíveis anomalias. Os ensaios de absorção de água realizados buscaram identificar uma possível inconformidade inerente à fabricação das placas, os resultados obtidos demonstraram similaridade nos padrões de fabricação. A verificação das condições de execução do revestimento cerâmico ocorreu apenas in loco, já que não foi possível o acesso aos projetos de execução devido à inexistência dos mesmos. As vistorias revelaram incongruência da execução com os métodos normatizados e indicaram, por meio de estudos e pesquisas sobre o tema, problemas relativos as propriedades da argamassa colante. As análises dos dados meteorológicos foram necessárias para identificar fatores que pudessem influenciar no comportamento das placas cerâmicas ou nas condições de execução do revestimento, podendo estes interferirem ou ocasionarem o descolamento na fachada do referido edifício. Os gráficos demonstraram que a região possui duas estações bem definidas e grande variabilidade de temperatura em pequenos períodos de tempo, podendo influenciar no desempenho da fachada com o passar do tempo.
Palavras-chave: Descolamento
Cerâmica
Argamassa
Manifestação patológica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: NASCIMENTO, A. F.; ASSIS, J. P. Estudo de caso: Análise de manifestação patológica pós-ocupação no revestimento cerâmico de fachada da agência central dos Correios de Jataí-Go. Jataí-Go, 2018. 63f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil). IFG: Jataí-Go, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/877
Data do documento: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Aurelio Freitas Nascimento_ Joao Pedro Carvalho Assis.pdfTCC11,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.