Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/851
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Ensino de Matemática por meio da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching through problem solving.
Autor(es): Souza, Silma Rosa de
Primeiro Orientador: Oliveira, Ricardo Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ricardo Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Adriana Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Maria Rita Nascimento
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar métodos de ensino utilizados nas aulas de matemática do Ensino Fundamental II, visando compreender como as atividades pedagógicas são desenvolvidas, como os alunos compreendem a disciplina e verificando de que maneira a resolução de problemas colabora no processo de ensino. Os dados foram obtidos por meio de observações em sala de aula, aplicação de questionários para alunos e entrevista com a professora visando compreender vários aspectos do objeto, na escola estadual do município de Cachoeira Dourada, durante o período de duas semanas, no segundo semestre de 2019. Adotando o estudo de caso como metodologia, fundamentando-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa de cunho exploratório. Por meio de estudo de caso, foi possível verificar que embora seja difícil absorver o conteúdo da disciplina, os alunos demonstram interesse pelo conteúdo, buscando interagir com a docente durante o aprendizado. Além disso, a resolução de problemas serve como sugestão didática na docência, possibilitando aos alunos uma participação ativa no processo de construção do conhecimento, tornando-se assim o centro de aprendizagem. A professora desempenha o papel de intermediário, criando oportunidades para estimular a criatividade, o pensamento, a tomada de decisão e a autonomia. Ressalta-se que esses problemas estão inseridos na sala de aula de forma introdutória e fixa em atividades, mas não possui a resolução de problemas como método de ensino.
Abstract: This research aims to identify teaching methods used in mathematics classes in Elementary School II, aiming to understand how pedagogical activities are developed, how students understand the discipline and verifying how problem solving collaborates in the teaching process. The data were obtained through classroom observations, questionnaires for students and interviews with the teacher in order to understand various aspects of the object, at the state school in the municipality of Cachoeira Dourada, during a period of two weeks, in the second semester of. 2019. Adopting the case study as a methodology, based on the assumptions of qualitative and quantitative research of an exploratory nature. Through a case study, it was possible to verify that although it is difficult to absorb the content of the discipline, students show interest in the content, seeking to interact with the teacher during learning. In addition, problem solving serves as a didactic suggestion in teaching, enabling students to participate actively in the process of building knowledge, thus becoming the center of learning. The teacher plays the role of intermediary, creating opportunities to stimulate creativity, thinking, decision-making and autonomy. It is noteworthy that these problems are inserted in the classroom in an introductory and fixed way in activities, but it does not have problem solving as a teaching method.
Palavras-chave: Ensino de Matemática.
Mathematics teaching.
Resolução de problemas.
Problem solving.
Metodologias ativas.
Active methodologies.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: SOUZA, Silma Rosa de. Ensino de Matemática por meio da resolução de problemas. 2021. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Itumbiara, 32 p., 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/851
Data do documento: 19-Fev-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Silma Rosa de Souza.pdfMonografia Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2021 - Silma Rosa de Souza - Ensino de Matemática por meio da resolução de problemas.747,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.