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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/796
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Sequência didática bilíngue envolvendo o gênero textual situação-problema de matemática |
Autor(es): | Santos, Vanessa Silveira Moraes Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rocha, Leonor Paniago |
Resumo: | Este material foi elaborado com o objetivo de contribuir para o processo educacional e inclusivo de crianças surdas que estudam com crianças ouvintes. Sabemos do desafio que a inclusão nos propõe: “reconhecer a igualdade de aprender como ponto de partida, e as diferenças no aprendizado como processo e ponto de chegada” (MANTOAN, 2006, p. 20). Faz parte desse reconhecimento a compreensão de que o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos é de responsabilidade do governo, por meio da criação de políticas públicas que garantam ensino de qualidade social para todos, da família, a partir do acompanhamento da vida escolar da criança, também do (a) professor (a), por meio, por exemplo, do planejamento das aulas que atendam as especificidades das crianças, de estudos sistematizados. Mesmo que outros façam parte desse processo, é preciso de que o (a) professor (a) se responsabilize por todas as crianças. Não se pode mais terceirizar o ensino das crianças surdas, por exemplo, para o intérprete. Isso não é incluir. Pensando desta forma, apresentamos uma sequência didática que, colocada a serviço do bilinguismo, poderá contribuir para: o ensino do gênero textual situação- problema; o ensino da Libras para crianças surdas e ouvintes e, consequentemente, para uma outra perspectiva sobre o processo de ensino-aprendizagem em turmas nas quais estudam crianças surdas e ouvintes. Procuramos fugir tanto da receita mágica, que tem poder de solucionar todos os problemas, quanto da culpabilização de sujeitos pelas barreiras do sistema educacional que excluem o surdo em um ambiente que deveria ser inclusivo: a escola. Assim, buscamos, por meio de estudos sistemáticos, a construção dessa ferramenta metodológica que possa ser colocada em ação. Ressaltamos a importância do diálogo com o intérprete da Libras para que esse profissional conheça o material e contribua no desenvolvimento das aulas. Esperamos que essa sequência didática, que pode e deve ser adequada à sua realidade, ou mesmo ser ampliada, contribua de maneira significativa com seu trabalho e, especialmente, na inclusão das crianças surdas. |
Palavras-chave: | Inclusão Bilinguismo Aluno surdo Sequência Didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/796 |
Data do documento: | 12-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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produto_Vanessa Silveira Moraes Santos.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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