Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/786
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência didática para o ensino de funções de 1º grau com o software Geogebra: na perspectiva do modelo campos semânticos
Autor(es): Souza, Antônio Divino Santos de
Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Bustos, Cristian Patrício Novoa
Resumo: A sequência didática, a seguir, refere-se ao produto educacional vinculado à pesquisa de mestrado intitulada “ENSINO DE CONCEITOS DE FUNÇÃO DE 1º GRAU: CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA SOB A ÓTICA DO MODELO DE CAMPOS SEMÂNTICO”. Esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com os princípios do Programa de Pós-graduação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí e teve como intuito verificar as possíveis contribuições do software Geogebra para o ensino de funções de 1.º grau para uma turma de 1.º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Mineiros-GO. Buscamos entender o processo de produção de significados dos alunos por meio do Modelo Campos Semânticos (MCS), teoria desenvolvida por Rômulo Lins, por volta de 1986 e 1987. O Modelo dos Campos Semânticos nos ajudou a fazer as leituras da produção de significados, e foi por intermédio desta que procuramos legitimar os posicionamentos dos alunos. O Modelo possibilitou, por intermédio do software Geogebra, potencializar o ensino e a aprendizagem de funções. Este produto educacional contém o roteiro da sequência didática e as atividades desenvolvidas no ensino de funções de 1.º grau, um questionário inicial aplicado para obter dados referentes ao uso da tecnologia, as atividades trabalhadas e um questionário final, para verificar o que os alunos acharam da sequência.
Palavras-chave: Software Geogebra
Ensino Médio
Função do 1.º grau
Modelo Campos Semânticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/786
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Antônio Divino Santos de Souza.pdfProduto Educacional de Mestrado578,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.