Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/785
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Sequência de ensino por investigação: uma proposta para o processo de alfabetização |
Autor(es): | Hilário, Thiago Wedson Souza, Ruberley Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Ruberley Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Márcia Santos Anjos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Laís Leni Oliveira |
Resumo: | Este material representa o produto educacional desenvolvido como parte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí, e trata-se de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar os conceitos de equilíbrio físico, apoiando-se nas atividades investigativas, buscamos realizar uma interdisciplinaridade entre o ensino de Ciências e os processos de Alfabetização em Linguagem. Objetivamos apresentar um material em que os alunos sejam os protagonistas na construção dos saberes, relacionando o cotidiano vivenciado em suas ações para encontrarem e solucionarem os problemas propostos. Para Sasseron (2016, p.42), as ciências abordadas na sala de aula precisam ser mais que uma lista de conteúdos disciplinares e devem permitir também o envolvimento dos alunos com características próprias do fazer da comunidade cientifica; entre elas: a investigação, as interações discursivas e a divulgação de ideias. |
Palavras-chave: | Sequência de Ensino por investigação Alfabetização em Linguagem Ensino de Ciências Equilíbrio Físico Anos iniciais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/785 |
Data do documento: | 30-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Thiago Wedson Hilario.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.