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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/784
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | O jogo no ensino de matemática nos anos iniciais |
Autor(es): | Silva, Marília Darc Cardoso Cabral e Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimenta, Adelino Cândido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Adriana Aparecida Molina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vieira, Vanda Domingos |
Resumo: | A sequência didática: “O jogo no ensino da matemática nos anos iniciais” compõe o produto final da dissertação: “A inserção dos jogos na perspectiva de resolução de problemas nos anos iniciais” e objetiva contribuir com a prática docente, propondo atividades que permitam aos alunos construir seus conhecimentos, criando estratégias para solucionar os problemas matemáticos apresentados. Pretende-se também apresentar propostas que desenvolvam com os alunos, de forma lúdica e prazerosa, conceitos matemáticos envolvendo a adição e a subtração. Por meio deste material, o professor poderá refletir sobre a importância de permitir que os alunos construam suas estratégias para solução dos problemas matemáticos. Esta sequência didática traz sugestões de atividades – elaboradas pela professora-pesquisadora e por seus alunos, sujeitos envolvidos na pesquisa – que abordam a resolução de problemas por meio do jogo, de maneira envolvente e lúdica. Preparada para turmas de 1.º ano do ensino fundamental, esta sequência didática poderá, entretanto, ser adaptada para outros níveis do ensino fundamental. As atividades propostas foram pensadas com base nos jogos “A pescaria” e “Feche a caixa”, pois se acredita que o jogo seja um recurso capaz de potencializar o trabalho docente e de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na construção de conceitos e ideias matemáticas. Por meio deste material é possível compartilhar a nossa experiência como professora-pesquisadora na nossa turma do 1.º ano ensino fundamental. Dezoito alunos participaram da pesquisa e da elaboração desta sequência. Em encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos a 2 horas, pudemos identificar melhorias por parte dos alunos com relação aos conceitos desenvolvidos. Ademais, a professora-pesquisadora iniciou, com este projeto, uma profunda reflexão sobre a sua prática docente. Esperamos que este material possa estimular muitos outros professores a refletir sobre o processo educativo em que estão inseridos e que possa também auxiliá-los! |
Palavras-chave: | Jogos Resolução De Problemas Ensino Fundamental Pesquisa Da Própria Prática Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/784 |
Data do documento: | 5-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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produto_Marilia Darc Cardoso Cabral e Silva.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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