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Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Identidade (de)formada: uma reflexão sobre a identidade e a formação dos gestores das escolas públicas da rede estadual de ensino de Goiás
Autor(es): Moreira, Eveline da Silva Gontijo
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Laís Leni Oliveira
Resumo: Este produto educacional consiste em um documentário em formato digital (filmado), resultado da pesquisa desenvolvida em 2016/2017 no Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí, intitulada “O gestor escolar da rede estadual de ensino de Goiás: identidade e formação”. Com este documentário objetivamos propiciar a compreensão sobre como se constitui a identidade do gestor das escolas públicas da rede estadual de ensino de Goiás e qual a relevância da formação nesse processo identitário. Nele apresentamos relatos de gestores de escolas públicas da rede estadual de ensino de Rio Verde/GO sobre suas experiências profissionais, enfatizando o papel da formação inicial e continuada, a possível relação entre a teoria e a prática bem como as concepções de gestão e qualidade educacional desses professores. Os sujeitos participantes do documentário são gestores – quatro do sexo feminino e três do sexo masculino, com idade entre 40 e 50 anos – atuantes no período de vigência da pesquisa, sendo um grupo com formação inicial em Ciências Humanas e outro em Ciências Exatas, lotados na Subsecretaria Regional de Educação, Cultura e Esporte de Rio Verde/GO. Os sujeitos são representantes de seis escolas do município, sendo que um sujeito é licenciado em Pedagogia, um em História, dois em Ciências Biológicas, um em Matemática, um em Letras e um em Geografia. Além dos relatos desses sujeitos, apresentamos também uma entrevista do prof. Dr. José Carlos Libâneo, concedida para nossa pesquisa, versando sobre gestão escolar e formação. Para melhor compreender nosso objeto de pesquisa e buscar respostas para a problemática proposta neste trabalho numa perspectiva transformadora, optamos pelo enfoque metodológico do materialismo histórico dialético. Adotamos como metodologia a pesquisa do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa. Para o levantamento das informações que constam no documentário, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário misto, a entrevista semiestruturada e a filmagem.
Palavras-chave: Gestão escolar
Identidade profissional
Formação docente
Qualidade educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/782
Data do documento: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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