Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/779
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Curso de formação continuada para professores da educação de jovens e adultos do Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá
Autor(es): Campos, Elizete Costa
Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Mad Ana Desiree Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Leigh Maria de
Resumo: A proposta do curso de formação continuada para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) irá auxiliá-lo na sua prática pedagógica, pois conforme identificado nas respostas coletadas na pesquisa, nenhum deles tinham formação específica na área da EJA. O curso foi elaborado nos fundamentos teóricos da escola unitária gramsciana a qual propõe uma formação humana e integral, apoiada por autores que estudam a temática da relação educação e trabalho. O objetivo do curso é contribuir com a formação continuada dos professores, pois sabe-se que existe uma lacuna no que se refere a capacitação profissional para aqueles que atuam com a EJA, bem como abordaremos a questão da evasão e repetência dos jovens e adultos trabalhadores alunos desta modalidade de ensino. Os assuntos que serão tratados no curso estão elencados a seguir; Formação unitária e humana na visão gramsciana; Bases legais que instituíram o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja); Evasão na EJA; Apresentação do diagnóstico de evasão, permanência e êxito da EJA do IF Goiano, Câmpus Iporá. O curso se torna relevante para os professores, pois considera-se que é uma 3 ferramenta eficaz para socializar com os participantes os fundamentos teóricos bem como os embasamentos legais que instituíram a EJA nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é um desafio que foi proposto aos institutos que, em seus currículos, não tinham a EJA como uma realidade de ensino. Os docentes, em sua maioria, não tiveram uma capacitação para trabalhar com esse perfil de aluno, haja vista, em grande parte, serem profissionais provenientes do mercado de trabalho, ou mesmo, docentes oriundos de cursos de licenciatura que não tiveram na sua formação acadêmica a capacitação para ministrar aulas para a EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Educação Profissional
Evasão
Ensino de Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/779
Data do documento: 20-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Elizete Costa Campos.pdfProduto Educacional de Mestrado717,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.