Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/774
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Documentário professores de matemática: entrelaçar de vidas entre o pessoal e o profissional
Autor(es): Assis, Thiago Batista
Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Menezes, Marcos Antônio de
Resumo: O documentário Professores de Matemática: entrelaçar de vidas entre o pessoal e o profissional constituiu-se como produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus de Jataí, como proposta de intervenção para cursos de formação de professores. Esse documentário foi desenvolvido por meio da metodologia história oral, em que foram coletadas narrativas de cinco professores de matemática, do quadro efetivo das escolas públicas estaduais de Jataí, que lecionam no ensino Médio. Eles relataram suas experiências e trajetórias, tendo como objetivo conduzir os participantes e os espectadores a uma reflexão sobre os sentidos e os sentimentos inerentes à profissão professor, mediante o resgate das memórias dos atores sociais. Nóvoa (2013) salienta que o trabalho com histórias de vida tem sido relevante nas pesquisas educacionais, principalmente no que se refere à formação de professores, pois essas narrativas têm possibilitado a compreensão de identidades profissionais ao contextualizar a vida privada com a vida profissional. Desse modo, por meio das narrativas expostas nesse documentário, esperamos que seja possível ao espectador analisar valores, perspectivas subjetivas e interpretação sobre a vida dos professores de Matemática. Kossoy (2001) afirma que a imagem é um testemunho visual, no qual se pode detectar uma série de dados que dificilmente poderia ser mencionada pela linguagem escrita. Nichols (2016) afirma que os documentários participativos e observativos são caracterizados pela relação direta, pessoal e afetiva desenvolvida entre o cineasta e os atores sociais. Por conseguinte, por meio de entrevistas, de diálogos e de provocações, esse documentário expõe memórias, emoções e angústias dos professores participantes. Para assistir o documentário acesse: https://thiagodocmatematica.wixsite.com/2018.
Palavras-chave: História de vida
Professores de Matemática
Práticas Pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/774
Data do documento: 14-Dez- 12
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Thiago Batista Assis.pdfProduto Educacional de Mestrado464,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.