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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/769
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Formação do conceito de juros: uma proposta fundamentada na teoria do ensino desenvolvimental |
Autor(es): | Merib, Rosimeyre Gomes da Silva Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Nilton Cézar |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Luciano Feliciano de |
Resumo: | Estruturamos um caderno pedagógico que consiste num processo de estudo, propiciando informações, saberes, práticas que venham a corroborar na atuação do professor, com vistas a estabelecer, nesse material, uma afinidade na construção de saberes com proximidade da realidade escolar. Nesse caderno vocês encontrarão sugestões de atividades que podem ser realizadas, submetendo-o as devidas reflexões, em sala de aula, tendo como propósito o desenvolver ações que busquem o desenvolvimento do pensamento crítico, tendo na matemática um de seus suportes para tal intento. As atividades foram elaboradas pensando na sua realização com estudantes do ensino médio, no entanto, podem ser desenvolvidas em qualquer fase escolar considerando as devidas adequações. Nossa intenção é oferecer um conjunto de ações, fundamentadas na teoria do Ensino Desenvolvimental, com o propósito de auxiliar o professor em seu trabalho docente sobre o conteúdo de juros, buscando o desenvolvimento do pensamento teórico, fundamentado na práxis pedagógica. Buscamos nesse contexto trazer atividades que desenvolva um estudo teórico a respeito de juros, buscando identificar o 3 papel sociopolítico da Matemática, propondo reflexões acerca dos problemas do consumismo e sua relação com o pagamento de juros, compreendendo a matemática num sentido crítico, contextualizado e problematizador no qual os sujeitos sejam convidados a participarem ativa e criticamente na elaboração do saber matemático. Esperamos que esse material venha a contribuir positivamente na ação pedagógica do professor que ensina matemática e que veja a matemática como uma ciência capaz de nos auxiliar a compreender o mundo à nossa volta. |
Palavras-chave: | Ensino desenvolvimental Conceito de juros Educação matemática crítica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/769 |
Data do documento: | 19-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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produto_Rosimeyre Gomes da Silva Merib.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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