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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/768
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Sequência didática para a aprendizagem significativa de luminotécnica para os cursos de engenharia: uma proposta com as metodologias ativas de esm, ipc e pbl |
Autor(es): | Freitas, Patrícia Gomes de Souza Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diogo, Rodrigo Claudino |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lopes, Rosemara Perpétua |
Resumo: | Esta Sequência Didática é parte do desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. GO. A pesquisa de mestrado, intitulada ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNFICATIVA DE LUMINOTÉCNICA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA PROPOSTA COM AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ESM, IPC E PBL, buscou identificar quais as possíveis contribuições do uso de MA para a aprendizagem de Luminotécnica para alunos de Engenharia do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí. Para tal, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) embasada pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e que originou um produto educacional aplicável ao estudo de Luminotécnica. O percurso metodológico integrou as MA de Ensino sob Medida (EsM), Instrução pelos Colegas (IpC) e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para uma construção progressiva de conceitos. A partir do conhecimento dos alunos, e com o uso da EsM e da IpC, estruturamos encontros com a inserção de tópicos de Física como suporte à aprendizagem de conceitos a serem utilizados como subsunçores em Luminotécnica. Seguindo, propusemos o uso da PBL para a elaboração de propostas de iluminação como aplicação dos conceitos desenvolvidos na SD. Este produto educacional contém uma orientação e estruturação para os encontros, um questionário para a sondagem de conhecimentos prévios sobre ondulatória, Tarefas de Leitura, Testes Conceituais, projeto de uma bancada – e roteiros para aulas experimentais – para o estudo de Espectroscopia de fontes de iluminação, problemas de projetos luminotécnicos para a PBL, fichas para autoavaliação, avaliação pelos pares e das MA. |
Palavras-chave: | ensino de engenharia luminotécnica metodologias ativas aprendizagem significativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/768 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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produto_Patrícia Gomes de Souza Freitas.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 4,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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