Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/766
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Guia para elaboração de tarefas contextualizadas de matemática no ensino médio
Autor(es): Nascimento, Fabianal Leal
Pimento, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, João Ricardo Viola dos
Resumo: Este produto educacional é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. Tem como objetivo apresentar tarefas contextualizadas que possam servir de disparadores na produção de significado matemáticos e não matemáticos no Ensino Médio. Disponibilizamos uma tarefa cuja elaboração está dividida em dois momentos: no primeiro, o aluno vai a campo para o reconhecimento de ações cotidianas relacionadas ao fazer ordinário de um profissional da área de Vestuário, para investigação das variáveis envolvidas no processo e para desenvolvimento de relação matemática entre elas. No segundo momento, eles respondem a uma tarefa elaborada com referência à experiência vivida por eles, no seu contexto, na tarefa anterior. Visa-se auxiliar o professor (a) do Ensino Médio a desenvolver uma leitura refinada da produção de significados matemáticos e não matemáticos baseados em pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos1 (MCS). Para tanto, iniciamos com uma exposição sobre contextualização no ensino de matemática. Em seguida, discorremos sobre tarefas contextualizadas e as particularidades da tarefa elaborada de acordo com os pressupostos teóricos do MCS. Apresentamos noções para ajudar no desenvolvimento da leitura das possíveis produções de significados, surgidas a partir das tarefas. Finalizamos com a apresentação do nosso produto, nossa tarefa, como se deu a sua elaboração, o passo a passo da sua aplicação aos nossos alunos e a algumas considerações sobre cada etapa da tarefa. Esperamos que esse material possa estimular a reflexão do professor de matemática, aquele que se graduou em Licenciatura Plena em Matemática, bem como do professor que leciona matemática, aquele que por necessidade de cumprimento de carga horária, ou pela falta daquele leciona matemática, sobre como abordar o contexto em sala de aula e como utilizar tarefas contextualizadas para estimular a produção de significados matemáticos e não matemáticos em sala de aula.
Palavras-chave: Leituras
Produção de significado
Tarefas contextualizadas
Modelo de campos semânticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/766
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Fabiana Leal Nascimento.pdfProduto Educacional de Mestrado237,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.