Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/765
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | O PNAIC e suas contribuições para a alfabetização matemática: vozes em diálogo |
Autor(es): | Borges, Fabiana Kalil Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Laís Leni Oliveira |
Resumo: | Este produto educacional é resultado de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí, em que se investigou a formação continuada ofertada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás aos professores do Ensino Fundamental I, por meio do Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa (PNAIC). A questão que orientou esta pesquisa foi a seguinte: quais as possíveis contribuições do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para efetivar mudanças de qualidade social no ensino de matemática no ciclo de alfabetização? Para realizá-la, adotou-se a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, de cujos procedimentos destaca-se a entrevista com professores alfabetizadores vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde/GO e que participaram da formação pelo PNAIC. As entrevistas foram filmadas e posteriormente editadas, resultando no presente documentário, intitulado: O PNAIC E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: vozes em diálogo. Trata-se de um documentário que registra a experiência desse grupo de professores alfabetizadores como cursistas e formadores. Buscou-se com esse material identificar aspectos da complexidade da formação continuada dos professores no contexto dos programas de formação conduzidos pelo Estado. O documentário será disponibilizado em um site institucional com os depoimentos, que poderá servir para outras análises do programa PNAIC, ampliando o debate sobre os programas de formação continuada de professores implementados pelas políticas educacionais, com foco na epistemologia e no sentido de qualidade implícitos neles. |
Palavras-chave: | PNAIC Formação Continuada Epistemologia da prática e da práxis Alfabetização matemática Qualidade educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/765 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_ Fabiana Kalil Borges.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 517,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.