Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/765
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: O PNAIC e suas contribuições para a alfabetização matemática: vozes em diálogo
Autor(es): Borges, Fabiana Kalil
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Laís Leni Oliveira
Resumo: Este produto educacional é resultado de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí, em que se investigou a formação continuada ofertada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás aos professores do Ensino Fundamental I, por meio do Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa (PNAIC). A questão que orientou esta pesquisa foi a seguinte: quais as possíveis contribuições do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para efetivar mudanças de qualidade social no ensino de matemática no ciclo de alfabetização? Para realizá-la, adotou-se a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, de cujos procedimentos destaca-se a entrevista com professores alfabetizadores vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde/GO e que participaram da formação pelo PNAIC. As entrevistas foram filmadas e posteriormente editadas, resultando no presente documentário, intitulado: O PNAIC E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: vozes em diálogo. Trata-se de um documentário que registra a experiência desse grupo de professores alfabetizadores como cursistas e formadores. Buscou-se com esse material identificar aspectos da complexidade da formação continuada dos professores no contexto dos programas de formação conduzidos pelo Estado. O documentário será disponibilizado em um site institucional com os depoimentos, que poderá servir para outras análises do programa PNAIC, ampliando o debate sobre os programas de formação continuada de professores implementados pelas políticas educacionais, com foco na epistemologia e no sentido de qualidade implícitos neles.
Palavras-chave: PNAIC
Formação Continuada
Epistemologia da prática e da práxis
Alfabetização matemática
Qualidade educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/765
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Fabiana Kalil Borges.pdfProduto Educacional de Mestrado517,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.