Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/763
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência de ensino investigativo: a evolução dos modelos atômicos
Autor(es): Silva, Elismar Gonçalves da
Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Marineli, Fábio
Resumo: A sequência de ensino investigativa aqui apresentada compõe o Produto Educacional da dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, intitulada UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: A BUSCA PELA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA, defendida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Pretendemos que seja um recurso didático para auxiliar você, professor (a) de Física, em seus planejamentos. O objetivo dessa proposta foi ensinar sobre a evolução dos modelos atômicos, abordando tópicos de Física Moderna no ensino médio. Buscamos promover, por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), a argumentação dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades próprias de cidadãos alfabetizados cientificamente, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de utilizar os conhecimentos científicos aprendidos na escola para resolver problemas cotidianos. Os encontros descritos nessa sequência foram planejados para uma turma com dificuldades na leitura e na expressão de ideias por meio da escrita, mas 3 você poderá adaptá-los à realidade de seus alunos. As atividades investigativas, os materiais utilizados, as estratégias de ensino utilizadas poderão contribuir de forma significativa para sua prática em sala de aula. Assim, apresentamos as temáticas que nortearam nossa pesquisa de Mestrado e contribuíram para a elaboração desta sequência de ensino. Conscientes da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, esperamos que este material possa contribuir com o planejamento de suas aulas e para a melhoria do ensino de Física na educação básica.
Palavras-chave: Fisica
Sequencia de Ensino Investigativa
Argumentação
Alfabetização científica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/763
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Elismar Gonçalves da Silva.pdfProduto Educacional de Mestrado3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.