Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/763
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Sequência de ensino investigativo: a evolução dos modelos atômicos |
Autor(es): | Silva, Elismar Gonçalves da Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Marineli, Fábio |
Resumo: | A sequência de ensino investigativa aqui apresentada compõe o Produto Educacional da dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, intitulada UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: A BUSCA PELA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA, defendida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Pretendemos que seja um recurso didático para auxiliar você, professor (a) de Física, em seus planejamentos. O objetivo dessa proposta foi ensinar sobre a evolução dos modelos atômicos, abordando tópicos de Física Moderna no ensino médio. Buscamos promover, por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), a argumentação dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades próprias de cidadãos alfabetizados cientificamente, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de utilizar os conhecimentos científicos aprendidos na escola para resolver problemas cotidianos. Os encontros descritos nessa sequência foram planejados para uma turma com dificuldades na leitura e na expressão de ideias por meio da escrita, mas 3 você poderá adaptá-los à realidade de seus alunos. As atividades investigativas, os materiais utilizados, as estratégias de ensino utilizadas poderão contribuir de forma significativa para sua prática em sala de aula. Assim, apresentamos as temáticas que nortearam nossa pesquisa de Mestrado e contribuíram para a elaboração desta sequência de ensino. Conscientes da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, esperamos que este material possa contribuir com o planejamento de suas aulas e para a melhoria do ensino de Física na educação básica. |
Palavras-chave: | Fisica Sequencia de Ensino Investigativa Argumentação Alfabetização científica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/763 |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Elismar Gonçalves da Silva.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 3,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.