Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/758
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Curso de formação de professores do ensino fundamental II: matemática financeira com enfoque em educação financeira
Autor(es): Ferreira, Regimar Alves
Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cézar
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Marcio Urel
Resumo: Propomos, neste material, um curso no intuito de contribuir com sua prática pedagógica. Trata-se de uma proposta de formação para professores de matemática do Ensino Fundamental II, sendo que o curso apostilado aqui apresentado contempla atividades cotidianas da Matemática Financeira, a fim de promover a construção de conhecimentos por meio da perspectiva da Matemática Crítica, além de compor-se como Produto Educacional vinculado à dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, intitulada A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA E UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA. Conscientes da importância do papel do professor como mediador no processo ensino aprendizagem, esperamos que este material possa contribuir com o planejamento de suas aulas e para a melhoria do ensino na educação básica, especialmente no que se refere ao ensino da matemática financeira. O objetivo desse curso é a formação continuada de 3 professores. Por meio dessa perspectiva, esperamos que os professores de Ensino Fundamental anos finais possam desenvolver proposições com as quais abordem uma formação crítica e reflexiva dos estudantes por meio da inserção de uma Educação Financeira apresentando como suporte a Matemática Financeira. Esperamos, ainda, que haja a perspectiva de oferecer contribuições para analisar, refletir e construir uma consciência financeira de comportamentos autônomos, focada em situações cotidianas abordadas e vivenciadas no contexto dos estudantes. Esperamos que você possa fazer um bom uso em suas aulas deste material didático.
Palavras-chave: Matemática Financeira
Educação Matemática Crítica
Formação de Professores de Matemática.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/758
Data do documento: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Regimar Alves Ferreira.pdfProduto Educacional de Mestrado1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.