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Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: MAP: Material de Apoio Pedagógico
Autor(es): Silva, Josemar Rosa da
Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
Resumo: O Material de Apoio Pedagógico (MAP) foi desenvolvido a partir de estudos realizados no Instituto Presbiteriano Samuel Graham, da cidade de Jataí-GO, no 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de observações das práticas educativas dos professores nos espaços educacionais. Uma série de dados foram levantados de forma discreta, sem interferência no ambiente e respeitando o processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de verificar a presença da temática ambiental prescrita nos documentos oficiais da escola. Percebemos que, durante a realização de práticas docentes, surgem oportunidades para o professor permitir ao aluno construir o pensamento ambiental, não sendo contextualizado com o tema do conteúdo programático abordado. Frequentemente, não relacionamos a problemática ambiental, presentes no cotidiano do aluno, com o tema da aula ou das atividades pedagógicas. Todavia, relacionar a objetividade e subjetividade do conteúdo pedagógico às estruturas e valores sociais, como parte da construção das verdades, mesmo que não se encontre no Plano de Ensino dos professores de modo explícito, ainda assim, este aspecto pode ser trabalhado com o aluno. A partir daquilo que foi estudado e pesquisado, obtivemos o entendimento de que as práticas educativas realizadas sob a ótica do pensamento ambiental, além de 3 proporcionar uma conscientização nos sujeitos para a preservação do meio ambiente, podem representar também economia dos recursos naturais utilizados, diretos ou indiretamente, durante a preparação e realização. Assim, o estudo se consolidou na elaboração deste material didáti5 7 co/instrucional. Seu objetivo, voltado a aspectos relativos ao ensino, é subsidiar os professores numa mudança de leitura ao elaborar suas aulas, atividades ou eventos, ou seja, contribuir com o planejamento de práticas educativas sob a perspectiva ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Políticas Ambientais
Prática Educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/751
Data do documento: 12-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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