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Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência didática para o estudo de função polinomial do 1.° grau a partir da proposta freireana
Autor(es): Dias, Joel Oliveira
Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones de Deus
Resumo: As práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisam ser repensadas de forma a potencializar o processo de ensino- aprendizagem e tomando como ponto de partida as vivências dos sujeitos. Para garantir esse aspecto, o objetivo da presente dissertação é apresentar uma sequência didática (SD) e verificar sua contribuição para a aprendizagem de conceitos de função polinomial do 1.º grau na EJA, a partir do cálculo da conta de água. Além disso, objetivou-se identificar a realidade dos educandos em relação aos aspectos profissionais, às relações sociais e aos conhecimentos prévios sobre função de 1.º grau. Buscou-se investigar, também, quais as dificuldades e as considerações de educandos do 1.º semestre da EJA acerca do conhecimento de funções de 1.º grau; e ainda, desenvolver situações problemas que abordem o estudo de funções polinomiais de 1.º grau e estejam relacionadas ao contexto dos educandos. A SD foi desenvolvida – em 6 etapas e 8 aulas – com uma turma de 21 educandos que cursavam o primeiro semestre do ensino médio, modalidade EJA, em uma escola pública de Mineiros-GO, no ano de 2018. Uma palestra inicial sobre o tratamento e o abastecimento de 3 água garantiu o envolvimento e o interesse dos alunos, que se revelaram preocupados com a qualidade da água que abastece a cidade. Em grupos os educandos discutiram e chegaram ao valor da conta de água, sem intervenção direta do pesquisador, porém nem todos os grupos obtiveram o valor correto, por falta de atenção na execução do cálculo. Os educandos explicaram como executaram o cálculo e tiveram o primeiro contato com o conceito intuitivo de função. Conseguiram associar o conteúdo com exemplos da vida diária, como o salário de diarista, de manicure e o gasto mensal de combustível. A inserção dos pressupostos freirianos foi baseada na dialogicidade e na problematização a partir de uma abordagem envolvendo o contexto social no qual o educando está inserido – no caso, a discussão sobre o cálculo da conta de água. Os educandos conseguiram desenvolver o raciocínio para chegar ao valor da conta de água. Quando propostas atividades para generalização do conteúdo, os educandos conseguiram realizar, porém neste momento da SD os alunos faltosos não conseguiram executar as atividades. A última etapa, destinada à avaliação da SD, revelou que os educandos aprenderam o conceito de função. Verificou-se que tomar como ponto de partida a realidade dos educandos para o desenvolvimento da SD, a partir da concepção freireana, possibilitou aos mesmos a apropriação e atos de generalização do conceito de função.
Palavras-chave: Pressupostos freireanos
Dialogicidade
Ensino de Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/750
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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