Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/747
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Confecção de embalagens
Autor(es): Miranda, Dilene Gomes de
Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta , Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Vanda Domingos
Resumo: Esse material é o Produto Educacional, parte integrante de nossa pesquisa intitulada Modelo dos Campos Semânticos: produção de significados para as noções de áreas e perímetro no Ensino Fundamental II, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí- Goiás, sob orientação do Professor Doutor Adelino Cândido Pimenta. O nosso produto educacional teve como proposta identificar como é realizada a produção de significado pelos alunos do Ensino Fundamental II para as noções de área e perímetro de figuras planas pautado na teorização do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Para esse intuito realizou-se a confecção de embalagens para observar as produções de significados. Ele é um caderno de atividades que foi construído mediante uma situação problema que surgiu no local de pesquisa, em que investigou o melhor formato de embalagens para presente, preconizando menor custo com material. Foram necessárias inserir encarte de conteúdos de geometria para esclarecer algumas noções utilizadas para resolver as seis atividades, cada uma delas com a tarefa de construir um formato de embalagem diferente, mantendo a altura de dez centímetros. O encarte e figuras foram devidamente identificada e apresentam as fontes discriminadas abaixo de cada uma delas. Com relação às atividades que apresentamos neste material, sugerimos que os educadores matemáticos do Ensino Fundamental ou Médio possam adaptá-las à realidade e à especificidade de seu público ou utilizá-las na íntegra. Enfatizamos que ao elaborar este material, nos preocupamos em contribuir para que os professores de Matemática pudessem utilizar tecnologias acessíveis como papel cartão, régua, compasso e transferidor para incentivar o trabalho de noções de Geometria de forma prazerosa.
Palavras-chave: área e perímetro
produção de significados
modelo dos campos semânticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/747
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Dilene Gomes de Miranda.pdfProduto Educacional de Dissertação do Mestrado2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.