Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/746
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência Didática: horário de verão em debate
Autor(es): Lima, Fernanda Silva Rodrigues
Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee3: Paranhos, Rones de Deus
Resumo: Este material compõe o produto educacional desenvolvido como parte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí intitulada Horário de Verão em Debate: uma proposta para o ensino de Física na EJA baseada nos Três Momentos Pedagógicos. Trata-se de uma Sequência Didática (SD) baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) que aborda o tema horário de verão, de maneira a contribuir para um ensino de Física mais dialógico e que possiblite criar rupturas na forma de pensar dos alunos e na sua visão de mundo, possibilitando a eles a apropriação do conhecimento científico. De acordo com Delizoicov (1991, p.1) “[...] a formação do pensamento científico e a apropriação do conhecimento científico devem ocorrer através de rupturas na forma de pensar e na visão de mundo do educando; isto é, não ocorre com a simples transmissão de informações sobre o conhecimento científico”. Sendo assim, a utilização da abordagem temática no ensino de Física pode criar possibilidades por meio de ações colaborativas entre alunos e professores, que venham a favorecer um trabalho concreto e real na construção de práticas 3 pedagógicas. Vale ressaltar que essa SD foi pensada para uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo fato da temática horário de verão abarcar conteúdos presentes na grade curricular dos alunos, tais como transferência de calor, propagação da luz e outros fenômenos relacionados à luz visível, consumo de energia elétrica, além de apresentar a possibilidade de se ensinar assuntos extracurriculares, como as estações do ano. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer um processo de ensino em que haja valorização do aluno, onde ele seja ativo em seu processo de formação, como sujeito reflexivo, crítico e cidadão. Sendo assim, a utilização da abordagem temática ao ensino e à aprendizagem de Física na sala de aula, da EJA, pode criar possibilidades por meio de ações colaborativas entre alunos e professores, que venham a favorecer um trabalho concreto e real na construção de práticas pedagógicas. Com isso, desejamos que esse material inspire os professores de Física em desenvolver novas propostas de ensino, tanto na EJA como no Ensino Médio que possam contribuir para promover a dialogicidade, criticidade e autonomia dos alunos nas aulas de Física.
Palavras-chave: EJA
Sequência Didática
Três Momentos Pedagógicos
Ensino de Física
Abordagem Temática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/746
Data do documento: 21-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Fernanda Silva Rodrigues Lima.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.