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Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência didática para uma abordagem interdisciplinar de língua portuguesa e matemática no ensino fundamental I
Autor(es): Barros, Geilanes Alves do Nascimento
Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: Este material foi elaborado para auxiliar professores na elaboração e desenvolvimento de sequências didáticas (SD) no ensino fundamental I. Especificamente, traz orientações a professores que desejem trabalhar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, numa perspectiva interdisciplinar. É destinado também a coordenadores pedagógicos, como uma metodologia possível, com o objetivo de auxiliar na formação continuada dos professores. A SD é uma ferramenta que poderá auxiliar na aprendizagem dos alunos, na garantia dos direitos de aprendizagem, com o compromisso de formar crianças e adolescentes que desenvolvam o senso crítico, a curiosidade e a pesquisa. Desejamos também que, com o desenvolvimento das sequências didáticas, os alunos consolidem as habilidades cognitivas e socioemocionais para seu sucesso acadêmico e pessoal. A função desempenhada por vocês, professores, é de fundamental importância para os processos de ensino e de aprendizagem das crianças. E você, coordenador, é o elemento mediador entre currículo, alunos e professores, além de ser a peça-chave na articulação do trabalho pedagógico e na formação continuada dos professores. Dessa forma, 3 como mediador do fazer pedagógico, tanto a responsabilidade do professor quanto do coordenador é o de estabelecer o equilíbrio entre as propostas de ensino e as reais necessidades de aprendizagem dos alunos. Este material se estrutura a partir da categoria linguística de sequência didática formulada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e de alguns fundamentos teóricos sobre a impregnação mútua entre a língua materna e o ensino de matemática. Apresentamos uma sugestão de SD desenvolvida em uma turma do 5º ano, no ensino fundamental I como um caminho possível na apropriação pelos alunos dos conteúdos matemáticos em diferentes contextos de interação verbal. A SD pode ser adaptada e adequada à realidade de cada sala de aula. Mãos á obra e um bom trabalho!
Palavras-chave: Escrita e Matemática. Sequência didática. Ensino de Matemática.
Sequência didática
Ensino de Matemática.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/745
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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