Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/743
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: A formação do leitor no contexto da educação matemática
Autor(es): Rodrigues, Daniel Oliveira Silva
Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: Propomos neste material um curso que certamente irá contribuir com sua prática pedagógica. Trata-se do curso A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, apostilado vinculado à dissertação de mestrado “A formação do leitor no ensino de matemática: a construção dos sentidos do texto para além do livro didático e do Enem”, cujo objetivo é apresentar a leitura, sob a perspectiva sociocultural e interacionista, como uma possibilidade na Educação Matemática. Pretende-se também apresentar propostas para o trabalho em sala de aula com a leitura de textos em variados gêneros textuais neste contexto. Aqui, o professor será chamado para a reflexão acerca da importância da leitura como prática social. Na sequência, partilharemos de sequências didáticas que apontarão para propostas que mobilizem exemplos práticos de trabalho com gêneros textuais, e que abordem ou façam referência ao conteúdo matemático numa perspectiva da leitura como prática social e com enfoque histórico-cultural. O que propomos, portanto, é um trabalho interdisciplinar, em que a matemática converse com a língua materna (a Língua Portuguesa) de uma forma proveitosa, amistosa e contextualizada. Esperamos que esta seja uma experiência salutar para você, professor (a). Lançamos com este curso a semente de uma proposta que, inicialmente, possa causar certo estranhamento. Entretanto, ensejamos o momento para afirmar que a matemática e a língua materna possuem “uma relação intrínseca”, que é o que procuramos evidenciar com este curso. Esperamos que você possa fazer um bom uso em sala de aula deste material didático.
Palavras-chave: Leitor
Formação
Ensino de matemática
Linguística
Sentidos
reader
formation
mathematics teaching
linguistics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/743
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Daniel Oliveira Silva Rodrigues.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.