Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/743
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | A formação do leitor no contexto da educação matemática |
Autor(es): | Rodrigues, Daniel Oliveira Silva Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Camila Alberto Vicente de |
Resumo: | Propomos neste material um curso que certamente irá contribuir com sua prática pedagógica. Trata-se do curso A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, apostilado vinculado à dissertação de mestrado “A formação do leitor no ensino de matemática: a construção dos sentidos do texto para além do livro didático e do Enem”, cujo objetivo é apresentar a leitura, sob a perspectiva sociocultural e interacionista, como uma possibilidade na Educação Matemática. Pretende-se também apresentar propostas para o trabalho em sala de aula com a leitura de textos em variados gêneros textuais neste contexto. Aqui, o professor será chamado para a reflexão acerca da importância da leitura como prática social. Na sequência, partilharemos de sequências didáticas que apontarão para propostas que mobilizem exemplos práticos de trabalho com gêneros textuais, e que abordem ou façam referência ao conteúdo matemático numa perspectiva da leitura como prática social e com enfoque histórico-cultural. O que propomos, portanto, é um trabalho interdisciplinar, em que a matemática converse com a língua materna (a Língua Portuguesa) de uma forma proveitosa, amistosa e contextualizada. Esperamos que esta seja uma experiência salutar para você, professor (a). Lançamos com este curso a semente de uma proposta que, inicialmente, possa causar certo estranhamento. Entretanto, ensejamos o momento para afirmar que a matemática e a língua materna possuem “uma relação intrínseca”, que é o que procuramos evidenciar com este curso. Esperamos que você possa fazer um bom uso em sala de aula deste material didático. |
Palavras-chave: | Leitor Formação Ensino de matemática Linguística Sentidos reader formation mathematics teaching linguistics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/743 |
Data do documento: | 6-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Daniel Oliveira Silva Rodrigues.pdf | Produto Educacional de Dissertação de Mestrado | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.