Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/742
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Curso de formação em gestão escolar para professores de ciências |
Autor(es): | Oliveira, Daniel Junior de Bezerra, Daniella de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bezerra, Daniella de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pessoni, Lucineide Maria de Lima |
Resumo: | Este material é o Produto Educacional, parte integrante da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Jataí, a qual a dissertação é intitulada de GESTÃO ESCOLAR: DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS A UMA PROPOSTA FORMATIVA. O Produto Educacional trata-se de um curso de formação em gestão escolar para professores de ciências do Ensino Fundamental e Médio. A proposta do curso deu a partir de constatações sobre a necessidade dos professores de ciências aprofundarem seus conhecimentos na área de gestão escolar, função esta que pode ser ocupada por docentes de várias áreas inclusive professores de ciências. Este curso de formação em gestão escolar vem oferecer aos professores de ciências condições teóricas e práticas para que os mesmos venha refletir sobre a gestão escolar de forma crítica de forma que possam contribuir para a consolidação da gestão escolar pautada no princípio da democracia. Portanto na constituição deste produto buscou estabelecer uma relação entre autores que viesse contribuir de forma significativa com a formação dos professores de ciências e contribuir também com sua formação intelectual. Assim, o cursista terá a oportunidade de conhecer a estrutura da educação escolar no Brasil com delimitação na década de 1990, período este em que teve início à influência da doutrina neoliberal na orientação da vida pública brasileira, portanto será analisado de forma reflexiva quais as perspectivas futuras que estão direcionadas à gestão escolar no Brasil. Para isso, o curso prevê uma imersão nas políticas atuais de formação de professores, para que estes possam compreender o contexto em que se encontra inserida a gestão escolar. E, por fim, como reflexão de destaque, apresenta-se o ponto chave do curso, a formação para a gestão escolar democrática. |
Palavras-chave: | gestão escolar democrática professores de ciências Proposta formativa democratic school management science teachers formative proposal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/742 |
Data do documento: | 23-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Daniel Junior de Oliveira; Daniella de Souza Bezerra.pdf | Produto Educacional da Dissertação do Mestrado | 397,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.