Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/742
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Curso de formação em gestão escolar para professores de ciências
Autor(es): Oliveira, Daniel Junior de
Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Pessoni, Lucineide Maria de Lima
Resumo: Este material é o Produto Educacional, parte integrante da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Jataí, a qual a dissertação é intitulada de GESTÃO ESCOLAR: DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS A UMA PROPOSTA FORMATIVA. O Produto Educacional trata-se de um curso de formação em gestão escolar para professores de ciências do Ensino Fundamental e Médio. A proposta do curso deu a partir de constatações sobre a necessidade dos professores de ciências aprofundarem seus conhecimentos na área de gestão escolar, função esta que pode ser ocupada por docentes de várias áreas inclusive professores de ciências. Este curso de formação em gestão escolar vem oferecer aos professores de ciências condições teóricas e práticas para que os mesmos venha refletir sobre a gestão escolar de forma crítica de forma que possam contribuir para a consolidação da gestão escolar pautada no princípio da democracia. Portanto na constituição deste produto buscou estabelecer uma relação entre autores que viesse contribuir de forma significativa com a formação dos professores de ciências e contribuir também com sua formação intelectual. Assim, o cursista terá a oportunidade de conhecer a estrutura da educação escolar no Brasil com delimitação na década de 1990, período este em que teve início à influência da doutrina neoliberal na orientação da vida pública brasileira, portanto será analisado de forma reflexiva quais as perspectivas futuras que estão direcionadas à gestão escolar no Brasil. Para isso, o curso prevê uma imersão nas políticas atuais de formação de professores, para que estes possam compreender o contexto em que se encontra inserida a gestão escolar. E, por fim, como reflexão de destaque, apresenta-se o ponto chave do curso, a formação para a gestão escolar democrática.
Palavras-chave: gestão escolar democrática
professores de ciências
Proposta formativa
democratic school management
science teachers
formative proposal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/742
Data do documento: 23-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Daniel Junior de Oliveira; Daniella de Souza Bezerra.pdfProduto Educacional da Dissertação do Mestrado397,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.