Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/738
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Uma sequência didática para ensino da transformação e conservação da energia sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
Autor(es): Souza, Carlos Roberto Rodrigues de
Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Vinholi Jr., Airton José
Resumo: Este produto educacional é caracterizado como uma sequência didática elaborada com o objetivo de trabalhar o seguinte conteúdo de Física: “O princípio geral da conservação da energia”. É uma proposta de ensino construída para ser aplicada no primeiro ano do ensino médio, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Diante da necessidade de promover um ensino de Física que seja transformador da realidade dos alunos, algumas questões se tornaram presentes em minhas reflexões docentes, ao longo de meus 34 anos de docência, tais como: qual é o melhor método para trabalharmos o ensino de Física? Como promover uma aprendizagem que motive os alunos a aprenderem os conteúdos de forma significativa? Como quebrar o preconceito preexistente que os alunos têm da Física quando entram no ensino médio? De que forma podemos diminuir a reprovação em Física no primeiro ano do ensino médio? Em respostas a estas indagações, propomos elaborar uma sequência didática, segundo os princípios propostos pela teoria da aprendizagem significativa. Escolhemos essa teoria de Ausubel por ser uma teoria desenvolvida para a aprendizagem que acontece em ambientes 3 educacionais. De acordo com Ausubel, Novak e Hanesian (1998, p. 3) “Teorias e métodos de ensino considerados válidos devem relacionar-se à natureza do processo de aprendizagem em sala de aula e também aos fatores cognitivos e afetivos sociais que o influenciam.”. Assim, a teoria da aprendizagem significativa (TAS) nos fornece elementos para pensar, escolher e interpretar o processo de aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Conservação da energia
Sequência didática.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/738
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Carlos Roberto Rodrigues de Souza.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.