Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/737
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: A abordagem da educação ambiental crítica a partir de material audiovisual
Autor(es): Brusamelro, Daniela
Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira , Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
Resumo: Este material consiste em apoio à formação de professores de Ciências da Natureza para a prática da Educação Ambiental em uma abordagem crítica e interdisciplinar utilizando material audiovisual e compõe o produto final da dissertação “A abordagem da educação ambiental em material audiovisual utilizado por professores de Biologia em escola da Rede Estadual de Jaciara - MT”. A pesquisa em questão teve a finalidade de investigar as concepções de Educação Ambiental presente nos materiais audiovisuais bem como as concepções presentes na prática docente utilizando esses materiais. Na parte inicial, apresentamos uma reflexão sobre o conceito e o espaço da transversalidade e da interdisciplinaridade da Educação Ambiental no projeto escolar de ensino médio e buscamos, ao aproximar essa leitura do contexto ambiental, ao qual a escola pertence, com a prática de ensino, esperamos lançar o olhar docente sobre as contribuições dessa abordagem no ensino. Apresentamos um roteiro de leituras que possibilitam o debate e a reflexão sobre o papel da educação e o fazer docente. Essas leituras tratam dos conceitos, as características e as contribuições da Educação Ambiental Crítica para uma abordagem ampliada da temática ambiental no ensino formal e a utilização de material audiovisual. Apresentamos, ainda, um roteiro de materiais audiovisuais que podem subsidiar e contribuir para a prática docente interdisciplinar. Para contribuir com o processo de leitura e análise docente de material audiovisual que aborda a Educação Ambiental, também elaboramos um quadro de estudo de material audiovisual. Entendemos que a utilização desse quadro poderá contribuir para uma leitura observadora, reflexiva e questionadora do conteúdo presente na mídia. Esse estudo poderá subsidiar o planejamento da aula e a prática docente, de forma a articular a temática ambiental e o ensino de Ciências da Natureza, apresentando uma leitura ampliada, no âmbito das relações sociais e econômicas com a natureza. Na parte final, apresentamos uma proposta de prática em Educação Ambiental utilizando material audiovisual nessa perspectiva. Por fim, almejamos que o (a) professor (a) ao refletir sobre as leituras realizadas e utilizar o quadro de estudo de material audiovisual proposto, amplie a sua prática docente no sentido de contribuir para a efetivação da transversalidade da educação ambiental no seu contexto educacional, podendo converter-se, entre seus pares, em multiplicador de estratégias para a prática interdisciplinar da Educação Ambiental crítica utilizando material audiovisual.
Palavras-chave: educação ambiental
material audiovisual na educação ambiental
abordagem da educação ambiental
environmental education
audiovisual material in environmental education
environmental education approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/737
Data do documento: 10-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Daniela Brusamarelo.pdfProduto Educacional de Mestrado392,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.