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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/737
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | A abordagem da educação ambiental crítica a partir de material audiovisual |
Autor(es): | Brusamelro, Daniela Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira , Marlei de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Oyana Rodrigues dos |
Resumo: | Este material consiste em apoio à formação de professores de Ciências da Natureza para a prática da Educação Ambiental em uma abordagem crítica e interdisciplinar utilizando material audiovisual e compõe o produto final da dissertação “A abordagem da educação ambiental em material audiovisual utilizado por professores de Biologia em escola da Rede Estadual de Jaciara - MT”. A pesquisa em questão teve a finalidade de investigar as concepções de Educação Ambiental presente nos materiais audiovisuais bem como as concepções presentes na prática docente utilizando esses materiais. Na parte inicial, apresentamos uma reflexão sobre o conceito e o espaço da transversalidade e da interdisciplinaridade da Educação Ambiental no projeto escolar de ensino médio e buscamos, ao aproximar essa leitura do contexto ambiental, ao qual a escola pertence, com a prática de ensino, esperamos lançar o olhar docente sobre as contribuições dessa abordagem no ensino. Apresentamos um roteiro de leituras que possibilitam o debate e a reflexão sobre o papel da educação e o fazer docente. Essas leituras tratam dos conceitos, as características e as contribuições da Educação Ambiental Crítica para uma abordagem ampliada da temática ambiental no ensino formal e a utilização de material audiovisual. Apresentamos, ainda, um roteiro de materiais audiovisuais que podem subsidiar e contribuir para a prática docente interdisciplinar. Para contribuir com o processo de leitura e análise docente de material audiovisual que aborda a Educação Ambiental, também elaboramos um quadro de estudo de material audiovisual. Entendemos que a utilização desse quadro poderá contribuir para uma leitura observadora, reflexiva e questionadora do conteúdo presente na mídia. Esse estudo poderá subsidiar o planejamento da aula e a prática docente, de forma a articular a temática ambiental e o ensino de Ciências da Natureza, apresentando uma leitura ampliada, no âmbito das relações sociais e econômicas com a natureza. Na parte final, apresentamos uma proposta de prática em Educação Ambiental utilizando material audiovisual nessa perspectiva. Por fim, almejamos que o (a) professor (a) ao refletir sobre as leituras realizadas e utilizar o quadro de estudo de material audiovisual proposto, amplie a sua prática docente no sentido de contribuir para a efetivação da transversalidade da educação ambiental no seu contexto educacional, podendo converter-se, entre seus pares, em multiplicador de estratégias para a prática interdisciplinar da Educação Ambiental crítica utilizando material audiovisual. |
Palavras-chave: | educação ambiental material audiovisual na educação ambiental abordagem da educação ambiental environmental education audiovisual material in environmental education environmental education approach |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/737 |
Data do documento: | 10-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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produto_Daniela Brusamarelo.pdf | Produto Educacional de Mestrado | 392,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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