Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/736
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Ensino de conceitos químicos em uma abordagem CTSA por meio da temática corantes têxteis |
Autor(es): | Luz, Angélica Ramos da Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Carlos Cezar da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Vitor de Almeida |
Resumo: | O material proposto consiste em textos no qual abordamos a história e a Química dos corantes, assim como os problemas ambientais ocasionados pelas indústrias e lavanderia têxteis, apresentamos também experimentos, documentário, reportagem investigativa e uma roda de conversa. A sugestão é de que no desenvolvimento da proposta sejam intercaladas a leitura e discussão dos textos com a realização dos experimentos e exibição de vídeos, finalizando com uma roda de conversa. Objetiva-se com isso um processo de ensino mais dinâmico em que as diversas dimensões do conhecimento químico sejam abordadas. Entendemos que a formação da cidadania, objetivo maior do ensino básico, pode ser alcançada de forma mais efetiva quando abordamos problemas, ou situações reais, do cotidiano do aluno. Em consequência a organização do conteúdo tende a ser diferente daquela comumente trabalhada em sala de aula. Sendo os polos de confecções um setor que gera emprego a população e contribui com a economia, torna-se relevante o estudo de fatores que integram esse contexto, como por exemplo, o consumo de corantes têxteis, os aspectos ambientais, os sociais entre outros. |
Palavras-chave: | ciência-tecnologia-sociedade-ambiente formação docente corantes têxteis alfabetização científica science-technology-society-environment teacher training textile dyes scientific literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/736 |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Angélica Ramos da Luz.pdf | Produto Educacional de Dissertação de Mestrado | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.