Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/736
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Ensino de conceitos químicos em uma abordagem CTSA por meio da temática corantes têxteis
Autor(es): Luz, Angélica Ramos da
Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Vitor de Almeida
Resumo: O material proposto consiste em textos no qual abordamos a história e a Química dos corantes, assim como os problemas ambientais ocasionados pelas indústrias e lavanderia têxteis, apresentamos também experimentos, documentário, reportagem investigativa e uma roda de conversa. A sugestão é de que no desenvolvimento da proposta sejam intercaladas a leitura e discussão dos textos com a realização dos experimentos e exibição de vídeos, finalizando com uma roda de conversa. Objetiva-se com isso um processo de ensino mais dinâmico em que as diversas dimensões do conhecimento químico sejam abordadas. Entendemos que a formação da cidadania, objetivo maior do ensino básico, pode ser alcançada de forma mais efetiva quando abordamos problemas, ou situações reais, do cotidiano do aluno. Em consequência a organização do conteúdo tende a ser diferente daquela comumente trabalhada em sala de aula. Sendo os polos de confecções um setor que gera emprego a população e contribui com a economia, torna-se relevante o estudo de fatores que integram esse contexto, como por exemplo, o consumo de corantes têxteis, os aspectos ambientais, os sociais entre outros.
Palavras-chave: ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
formação docente
corantes têxteis
alfabetização científica
science-technology-society-environment
teacher training
textile dyes
scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/736
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Angélica Ramos da Luz.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.