Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/735
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Sequência de ensino investigativa: Perca Peso sem perder Massa
Autor(es): Dias, Ceila de Brito
Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee3: Maciel, Viviane Barros
Resumo: Prezados colegas professores, a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) apresentada nas próximas páginas, compõe o Produto Educacional da dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Uma Sequência de Ensino Investigativa para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de ‘massa’ e ‘peso’: análise do Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos, defendida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Pretendemos que este seja um recurso didático para auxiliar você, professor(a) de Física, em seus planejamentos. A SEI é proposta por Carvalho (2013), como uma abordagem metodológica, que oferece um ambiente com caráter pré- científico para a promoção da investigação e da compreensão dos fenômenos físicos, composta por aulas sequenciais com atividades investigativas devidamente planejadas, abordando um determinado tema do programa escolar com o objetivo de propiciar aos estudantes um ambiente de discussão a partir de seus conhecimentos prévios, para assim desenvolverem um conhecimento científico (Carvalho, 2013). Nesse sentido desenvolvemos uma SEI que traz como tema os conceitos de “Massa” e “Peso”, pois, entendemos a necessidade de explorar esse 3 assunto a partir da dificuldade dos estudantes da primeira série na compreensão de grandezas escalares e vetoriais (massa e peso, respectivamente), já que não conseguem estabelecer relações entre elas e diferencia-las. Nesse sentido, após verificarmos a dificuldade que os estudantes da primeira série do ensino médio apresentam na diferenciação de grandezas escalares e vetoriais (especialmente no caso das grandezas massa e peso), desenvolvemos uma SEI com o objetivo de explorar este assunto a fim de facilitar a compreensão dessas duas grandezas físicas essenciais no estudo da Mecânica.
Palavras-chave: Ensino de Física
Ensino por Investigação
Sequência de Ensino Investigativa
Engajamento Disciplinar Produtivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/735
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Ceila de Brito Dias.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.