Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/735
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Sequência de ensino investigativa: Perca Peso sem perder Massa |
Autor(es): | Dias, Ceila de Brito Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Maciel, Viviane Barros |
Resumo: | Prezados colegas professores, a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) apresentada nas próximas páginas, compõe o Produto Educacional da dissertação de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Uma Sequência de Ensino Investigativa para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de ‘massa’ e ‘peso’: análise do Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos, defendida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Pretendemos que este seja um recurso didático para auxiliar você, professor(a) de Física, em seus planejamentos. A SEI é proposta por Carvalho (2013), como uma abordagem metodológica, que oferece um ambiente com caráter pré- científico para a promoção da investigação e da compreensão dos fenômenos físicos, composta por aulas sequenciais com atividades investigativas devidamente planejadas, abordando um determinado tema do programa escolar com o objetivo de propiciar aos estudantes um ambiente de discussão a partir de seus conhecimentos prévios, para assim desenvolverem um conhecimento científico (Carvalho, 2013). Nesse sentido desenvolvemos uma SEI que traz como tema os conceitos de “Massa” e “Peso”, pois, entendemos a necessidade de explorar esse 3 assunto a partir da dificuldade dos estudantes da primeira série na compreensão de grandezas escalares e vetoriais (massa e peso, respectivamente), já que não conseguem estabelecer relações entre elas e diferencia-las. Nesse sentido, após verificarmos a dificuldade que os estudantes da primeira série do ensino médio apresentam na diferenciação de grandezas escalares e vetoriais (especialmente no caso das grandezas massa e peso), desenvolvemos uma SEI com o objetivo de explorar este assunto a fim de facilitar a compreensão dessas duas grandezas físicas essenciais no estudo da Mecânica. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Ensino por Investigação Sequência de Ensino Investigativa Engajamento Disciplinar Produtivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/735 |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_ Ceila de Brito Dias.pdf | Produto Educacional de Dissertação de Mestrado | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.