Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/733
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Curso: proposta formativa docente para uso pedagógico de filme à luz da pedagogia histórico-crítica |
Autor(es): | Honorato, Aderineide Ferreira Peixoto, Joana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Peixoto, Joana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moraes, Moema Gomes |
Resumo: | Esta Proposta Formativa elaborada destina-se servir como fonte de pesquisa e orientação aos orientandos de pós-graduação, professores, professoras que atuam na educação básica e estudiosos de assuntos educacionais que queiram conhecê-la. Ela foi desenvolvida em um curso presencial com o título: Proposta Formativa docente para uso pedagógico de filme à luz da Pedagogia Histórico-Crítica trata-se de um produto educacional executado conforme exigências do Programa de Pós- Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus de Jataí. O produto visou oferecer momentos formadores a um professor de Ciências da Natureza do ensino fundamental anos finais, capacitando-o para o uso de filmes no tratamento de conteúdos científicos utilizando-se da teoria educacional Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ao realizarmos o curso conforme previsto na Proposta Formativa, este serviu para sanar nossas dúvidas iniciais de pesquisa por meio da questão-problema levantada: quais as contribuições a PHC para apropriação docente do filme como recurso pedagógico no ensino? Assim, considerando a revisão preliminar de literatura realizada e buscando adquirir conhecimentos científicos sobre o assunto, foi possível 3 respondê-la. Evidenciamos, também, que o curso teve o intuito de estabelecer oportunidades de reflexões coletivas entre a pesquisadora e um professor do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto de Rio Verde/GO, de modo a proporcionar momentos de interação, formação e atualização dos conhecimentos propostos no curso, principalmente para análise de possíveis mudanças que podem ocorrer na prática pedagógica, bem como oferecer caminhos para essas mudanças por meio da atualização e do aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos do professor. Realizamos o curso com diversas ações de formação continuada executadas no âmbito escolar através de encontros semanais com duração conforme a disponibilidade do professor, pois os momentos ocorreram no ambiente escolar que o professor trabalhava, realizando estudos de leituras sugeridas, pesquisas e estudos individuais. |
Palavras-chave: | Formação docente Tecnologia e Educação Ciências da Natureza Pedagogia Histórico-Crítica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/733 |
Data do documento: | 29-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_ Aderineide Ferreira Honorato.pdf | Produto Educacional de Dissertação de Mestrado | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.