Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/733
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Curso: proposta formativa docente para uso pedagógico de filme à luz da pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Honorato, Aderineide Ferreira
Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Moema Gomes
Resumo: Esta Proposta Formativa elaborada destina-se servir como fonte de pesquisa e orientação aos orientandos de pós-graduação, professores, professoras que atuam na educação básica e estudiosos de assuntos educacionais que queiram conhecê-la. Ela foi desenvolvida em um curso presencial com o título: Proposta Formativa docente para uso pedagógico de filme à luz da Pedagogia Histórico-Crítica trata-se de um produto educacional executado conforme exigências do Programa de Pós- Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus de Jataí. O produto visou oferecer momentos formadores a um professor de Ciências da Natureza do ensino fundamental anos finais, capacitando-o para o uso de filmes no tratamento de conteúdos científicos utilizando-se da teoria educacional Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ao realizarmos o curso conforme previsto na Proposta Formativa, este serviu para sanar nossas dúvidas iniciais de pesquisa por meio da questão-problema levantada: quais as contribuições a PHC para apropriação docente do filme como recurso pedagógico no ensino? Assim, considerando a revisão preliminar de literatura realizada e buscando adquirir conhecimentos científicos sobre o assunto, foi possível 3 respondê-la. Evidenciamos, também, que o curso teve o intuito de estabelecer oportunidades de reflexões coletivas entre a pesquisadora e um professor do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto de Rio Verde/GO, de modo a proporcionar momentos de interação, formação e atualização dos conhecimentos propostos no curso, principalmente para análise de possíveis mudanças que podem ocorrer na prática pedagógica, bem como oferecer caminhos para essas mudanças por meio da atualização e do aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos do professor. Realizamos o curso com diversas ações de formação continuada executadas no âmbito escolar através de encontros semanais com duração conforme a disponibilidade do professor, pois os momentos ocorreram no ambiente escolar que o professor trabalhava, realizando estudos de leituras sugeridas, pesquisas e estudos individuais.
Palavras-chave: Formação docente
Tecnologia e Educação
Ciências da Natureza
Pedagogia Histórico-Crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/733
Data do documento: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_ Aderineide Ferreira Honorato.pdfProduto Educacional de Dissertação de Mestrado1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.